À primeira vista, olha para a fotografia abaixo e não vê nada preocupante. Parece ser apenas uma piscina e sem ninguém. Mas aí é que se engana: é que está ali uma criança no fundo.
A imagem foi partilhada pelo CPR Kids, que conta com uma equipa de enfermeiras pediátricas e obstetras especializadas em dicas de segurança e primeiros socorros infantis, e representa o perigo de escolher a roupa de banho de uma criança na cor azul. Isto porque dificulta o resgate.
Outra imagem destaca com um círculo a criança que estava debaixo de água, mas está, praticamente, invisível a olho nu. Devido à cor da sua roupa de banho, seria difícil vê-la.
Numa tentativa de alertar os pais, a equipa de profissionais de saúde disse o seguinte nas redes sociais: “O que vê debaixo de água aqui? Qualquer coisa? Uma criança. Sim, está lá uma criança. É difícil acreditar, nós sabemos! Seguindo a nossa recente publicação sobre a importância do flúor e roupas de banho de cores vivas para crianças, uma das Educadoras CPR Kids estava numa festa na piscina com amigos e reparou como a água ficou turva depois de ser usada o dia todo. Pediu a uma das crianças que usava um fato de banho azul claro para nadar até ao fundo. O resultado deixou-a chocada – assim como a todos na equipa CPR Kids!”, lê-se na legenda da publicação.
A imagem tornou-se viral e, por isso, a equipa CPR Kids quis dar mais esclarecimentos, uma vez que surgiram “algumas dúvidas sobre a sua legitimidade”. Explicaram que a fotografia “foi tirada depois de algumas horas de uso” e que a “nebulosidade provavelmente deveu-se ao protetor solar, etc., na água, pois geralmente é uma piscina clara”, mas garantem que “a imagem não foi alterada”.
Mas o importante é a mensagem por trás da imagem: “Demonstra a importância do flúor e das roupas de banho de cores vivas para crianças“. “Evite cores azuis, escuras ou opacas para roupa de banho infantil, optando por cores vivas e coloridas para que sejam mais fáceis de ver (dentro e fora de água!)”, apelaram. “O afogamento é silencioso e cada segundo conta“, sublinharam.