Laura Mathias descobriu que sofria de alopecia quando tinha apenas 12 anos. Na altura, os médicos disseram que a sua perda de cabelo foi desencadeada devido ao stress provocado pelo divórcio dos pais. Esteve seis meses sem ir à escola porque sentia vergonha. Entretanto, regressou, mas com uma peruca.
Durante 17 anos escondeu a sua condição: não fazia exercício nem ia a parques temáticos com medo que a peruca caísse. O medo que a vissem sem o acessório era tanto que chegou a ter um ataque de pânico enquanto se preparava para o casamento de um amigo.
Há cerca de dois anos, Laura, que vive em Essex, Inglaterra, deu um grande passo e tirou a peruca pela primeira vez em público. “Não a tirei durante 17 anos, mas a pandemia mudou as coisas para mim. Comecei a partilhar fotografias minhas sem peruca, mas sendo completamente honesta, senti-me mais confiante a posar sem a peruca do que indo às lojas. Agora espero mudar isso”, contou em entrevista à BBC.
Laura Mathias, como tantas outras pessoas, viu a polémica que aconteceu nos Óscares: Will Smith esbofeteou Chris Rock após este ter feito uma piada sobre Jada Pinkett Smith, que sofre de alopecia. Num texto do Instagram, Laura diz que o ator fez a coisa certa ao deixar claro que brincar com a perda de cabelo da sua esposa não era apropriado, mas gostaria que o ator tivesse feito isso com palavras e não violência.
“A coisa positiva deste terrível incidente é que mais pessoas sabem sobre alopecia. Normalmente fico muito ansiosa para sair sem peruca, mas agora sinto que um número suficiente de pessoas sabe sobre a condição e não presumiria que eu tenho cancro ou alguma outra doença e olha-me com pena”, disse à estação televisiva.
“Mesmo que este tenha sido um incidente realmente horrível, foi enorme para a comunidade de alopecia. Estou tão feliz em ver que finalmente as pessoas estão a fazer a pergunta ‘O que é alopecia?’. Fiquei tão orgulhosa de ver o quão glamorosa Jada estava e o facto dela ter respondido com um revirar de olhos à piada, ela realmente saiu daquilo com muita dignidade”, afirmou.
Apesar da ideia de sair à rua todos os dias sem peruca ainda a assustar, sublinha que estava a “trabalhar nisso”. “Desperdicei muito da minha vida por isto. Essa piada correu o risco de abalar a confiança de muitos, mas na verdade teve o efeito oposto”, disse.