São cada vez mais as famosas que partilham conteúdo sobre positividade corporal, um movimento que incentiva a ter orgulho no próprio corpo e que tem vido a ganhar força na última década. Como tal, uma mãe ficou completamente chocada quando descobriu que a escola da sua filha ofereceu roupas modeladoras às alunas. E tudo começou com uma carta.
“As raparigas são mais propensas do que os rapazes a ter uma imagem corporal negativa. Ideais de beleza socioculturais irreais, que podem levar a uma imagem corporal negativa. Raparigas com uma imagem corporal positiva são mais propensas a ter boa saúde física e mental. Raparigas com pensamentos e sentimentos negativos sobre os seus corpos são mais propensas a desenvolver certas condições de saúde mental, como distúrbios alimentares e depressão”, lê-se.
A escola afirmou ainda que quer fazer o que puder para “ajudar as nossas meninas a desenvolver uma imagem corporal mais saudável”. “Gostaríamos de ter a oportunidade de oferecer alguma literatura saudável para a sua filha sobre como manter uma imagem corporal positiva. Também estamos a oferecer às meninas roupas modeladoras, soutien e outros produtos de saúde, se necessário“, acrescentaram.
Furiosa com a decisão de enfrentar o problema da “imagem corporal negativa” dando às adolescentes opções para “parecerem mais magras”, Ashley Wells Heun, que vive em Southaven, Mississippi, recorreu ao Facebook para denunciar o caso e explicou que a carta (que também partilhou) tinha sido entregue à filha, que está no 9º ano, e por isso terá por volta dos 13 anos ou 14 anos.
“Então isto é o que minha filha do 9º ano trouxe hoje para casa da escola. Estou furiosa, embora não tenha a certeza se estou mais furiosa com o facto de terem coragem de enviar isto para casa ou a própria ignorância dos conselheiros da escola”, escreveu.
“Começa esta obra-prima a detalhar o quão prejudicial uma imagem corporal negativa é para as meninas e depois oferecem-se para lhes dar Spanx [empresa americana que fabrica roupas íntimas com foco na modelagem]? Como é que estão a promover a imagem corporal positiva ao dizer: ‘Estás muito gorda. Precisas de modeladores para pareceres mais magra’. Estão a brincar comigo?”, questionou.
A publicação desta mãe deixou os internautas igualmente chocados: “Eu sou professora e estou chocada em como alguém pensa que isto é apropriado?”, “Isso é absolutamente ultrajante e este tipo de coisas nunca deveria ser permitido nas escolas” e “O facto de terem enviado isso para casa com as meninas é ridículo. Toda a carta é inacreditável” são alguns dos comentários.
“Tive que ler mais algumas vezes para ter a certeza de que estava realmente a ler o que estava a ler. Quer dizer, fiquei chocada, fiquei absolutamente chocada. E honestamente, fiquei com raiva”, disse ainda Ashley, citada pelo Mirror, à Commercial Appeal.