Guillermo Valadés, um jornalista desportivo da rádio Cope, informou os seus colegas de trabalho que tinha um tumor cerebral com metásteses nas costas. Perante a gravidade da doença, vários rostos do programa Tiempo de Juego disponibilizaram-se a pagar 10 mil euros por semana por um tratamento experimental. Tudo não passaria de uma fraude… de 400 mil euros.
O El País explica que o dinheiro fazia parte dos bónus por objetivos recebidos pela equipa. A bomba rebentou seis meses depois, na semana passada, a equipa de desporto da rádio descobrir que o nome do jornalista não constava da Clínica de Navarra, onde os tratamentos seriam feitos, conta o El Confidencial.
📻 Feliz Día Mundial de la Radio @tjcope @partidazocope @COPE pic.twitter.com/F7C2kmghjz
— Guillermo Valadés (@gvalades) February 13, 2023
O jornal conta que o apresentador Paco González contactou várias vezes Guillermo Valadés sem sucesso. Já a instituição de saúde, que não pode falar dos seus doentes, revelou que é “muito raro e excepcional” que as metástases se espalhem pelas costas, neste tipo de tumor, e que os tratamentos não chegam a valores tão avultados.
Guillermo Valadés atendeu finalmente a chamada e segundo o El Confidencial trocaram-se ameaças. A 16 de abril, Pepe Domingo Castaño ocultou o nome de Valadés na apresentação da equipa no programa.
Como era para os amigos e… quanto ganhava por mês?
A rádio identificou o assunto como privado e não se meteu, notando apenas que o jornalista não tinha contrato, mas colaborava com a rádio através da sua própria empresa. Paco González, na apresentação de um dos mais recentes programas do Tiempo de Juego, explicou que gostaria de “poder esclarecer algo”, mas não era possível e que, segundo o jornal, tanto ele como os colegas voltariam a prestar auxílio de novo “porque qualquer ajuda que vem do coração é boa”.
📻🍀Radio y Vida
— Guillermo Valadés (@gvalades) April 28, 2022
Cuando tu Trabajo es la Familia y la Familia es el trabajo!!!@tjcope @partidazocope @Guaschcope @rubenmartinweb @HugoBallester pic.twitter.com/AzCnbegb2r
Guillermo Valadés tinha 55 anos, vivia em casa dos pais e não tinha filhos ou relação. Não se destaca pela sua qualidade afinada do seu trabalho, segundo as fotos da publicação, mas pela sua simpatia e boa disposição.
De acordo com o El Mundo, era bem remunerado na Cadena SER (cadeia de rádio) e ainda mais na COPE. Em 2021 faturou 103 mil euros. Fontes da COPE, ao mesmo jornal, acreditam que os 400 mil euros já tenham sido gastos.