No meio de um conflito que insiste em não terminar, resistem as histórias de quem, face às adversidades, consegue mostrar melhores e felizes momentos, fazendo por esquecer as atrocidades pelas quais já passaram.
Foi o que aconteceu a Oksana Balandina e Viktor Vasyliv, dois ucranianos de 23 anos, que se casaram num hospital da cidade de Lviv, na Ucrânia. De acordo com a revista People, que citou a agência Reuters, o local para a cerimónia foi motivado pelo facto de Oksana, enfermeira, se encontrar internada, depois de ter sido vítima de uma explosão de mina, que a fez perder as duas pernas.
Foi a 27 de março que a mulher foi apanhada pelo ataque com explosivos, enquanto se deslocava por um “caminho familiar“, em direção a casa, na zona de Lysychansk, referiu a Associação Médica de Lviv, à Sky News.
Vasyliv, o até então namorado, acompanhava a mulher no percurso, mas conseguiu escapar ileso ao ataque, depois de ter sido avisado pela própria, no momento em que os explosivos foram acionados: “Eu não sabia o que fazer a seguir, se não fosse a Oksana, eu não sabia o que teria acontecido. Ela foi muito forte no meio disto tudo“, revelou.
“Ele olhou para mim quando a mina explodiu. Eu caí com a cara no chão. Havia um ruído extremo na minha cabeça. Virei-me, e comecei a rasgar a minha roupa para ser mais fácil respirar“, explicou a jovem.
Desde então, a enfermeira foi submetida a quatro operações, e dada a dimensão dos ferimentos, acabou por perder as duas pernas, e ainda quatro dedos.
No entanto, apesar da situação, o casal achou que esta era a fase ideal para darem o nó, e para mostrarem que “a vida não deve ser adiada até mais tarde“, terão dito, depois de assumirem que, em mais de seis anos de namoro, ainda “não tinham arranjado tempo para pensar em casamento“.
Durante a cerimónia, o casal contou apenas com a presença de médicos, doentes e outros voluntários. Apesar de mais restrito, o enlace dos dois acabou por se tornar viral. O casal apareceu num vídeo a dançar, abraçados, o que tem motivado centenas de partilhas, e comoção pelas redes sociais.
Ukrainian nurse who lost both legs on Russian mine shares first dance with new husband at Lviv hospital pic.twitter.com/zzAM3rLyoc
— The Sun (@TheSun) May 4, 2022
Nas imagens, Oksana, que surgiu com um vestido branco e uma coroa de flores rosa, tinha os braços à volta do pescoço do marido, enquanto este a segurava nos braços. Quando a dança chegou ao fim, foi o momento para o beijo oficial, entre muitos aplausos.
O casal tem ainda dois filhos, de cinco e sete anos, que vivem na região central da Ucrânia, com os avós. Oksana espera agora conseguir viajar até à Alemana, para conseguir umas próteses para as pernas.
Angelina Jolie entra em café na Ucrânia, mas nem todos reparam