Ana Peneda Moreira e Fernando Silva foram os enviados especiais da SIC à Ucrânia, mas tiveram que regressar a Portugal. Esta sexta-feira, dia 4 de março, os jornalistas estiveram à conversa com Rodrigo Guedes de Carvalho, no ‘Jornal da Noite’, e relataram o cenário vivido no país, nos dias em que estiveram em Kiev.
No fim da conversa, a jornalista mostrou uma recordação que trouxe da Ucrânia: uma boneca ucraniana. “Isto foi-nos dado logo nos primeiros dias e isto simboliza muito a forma como fomos recebidos na Ucrânia“, começou por explicar, mostrando o objeto que pode ver aqui.
“É uma boneca ucraniana que é o símbolo da amizade sem rosto. E, no fundo, acho que é muito o símbolo da forma como nós temos que olhar para a Ucrânia. Esta é uma guerra que tem rostos, muitos rostos“, acrescentou.
“Mas, de facto, há aqui algo pelo qual se tem de lutar, independentemente dos rostos de quem está à frente e das pessoas que estamos a ver. Portanto, isto vai ficar… em nome da tal humanidade“, rematou.