Uma criança de cinco anos foi alvo de insultos racistas por parte dos colegas de turma, numa escola em São Paulo, no Brasil. A mãe do menino em causa, Claudete Alphonsus, estilista brasileira, acabou por desabafar sobre o assunto nas redes sociais, depois de ter sido questionada pela criança sobre se algum dia iria conseguir “ficar branco“.
“Foi a coisa mais dolorosa de ouvir. Eu senti o meu coração a dilacerar, e a partir-se em pedacinhos. Sofri e chorei com ele“, desabafou a mulher, nas redes sociais, como cita o jornal Globo. A criança terá sido apelidada de “cócó” pelos colegas de turma, devido à cor da pele.
“Peço a todas as pessoas que tomem conta da saúde mental dos seus filhos pretos, e que não permitam que eles magoem ou que permitem que eles achem que é feio por ser castanho! Ele tem 5 anos e já sofre o peso da cor… Não passarão…“, reamtou Claudete Alphonsus.
“Mamãe, um dia eu vou ficar branco?”. A pergunta foi feita por um menino, de 5 anos, morador de São Paulo, à mãe, a estilista Claudete Alphonsus, após ser chamado de cocô por colegas de escola. O caso foi compartilhado por Claudete nas redes sociais nesta sexta-feira. pic.twitter.com/03G6X0lIWA
— O Tempo (@otempo) September 18, 2022
De acordo com a imprensa brasileira, a mulher percebeu que o filho andava “mais desanimado“, e quando conversou com ele, soube que os colegas de turma, da escola onde estuda desde o ano passado, o tratavam por “cócó“.
O desabafo da criança ocorreu nos últimos dias, com a mãe a ter conseguido, no início desta semana, a marcação de uma reunião na escola, para expôr o caso.
“Hoje de manhã realizámos uma reunião extensa com a escola do meu filho, que nos informou que irá averiguar o ocorrido para nos trazer uma resposta. Por enquanto, entendemos que há um caminho longo para que possamos superar essa situação“, escreveu Claudete no Instagram, rede social onde tem partilhado também muitas mensagens de apoio de pessoas que têm vindo a saber da história.