A curta portuguesa Ice Merchants, nomeada para os Óscares, venceu na noite deste sábado, 25 de fevereiro, o prémio Annie de melhor curta-metragem.
O filme de João Gonzalez é o segundo de autoria portuguesa a ser distinguido nos mais importantes prémios norte-americanos do cinema de animação.
O grande vencedor da cerimónia, que decorreu em Los Angeles, foi “Pinóquio” de Guillermo del Toro. Arrecadou ao todo cinco prémios.
Pela primeira vez, há um filme de produção portuguesa nos nomeados para os prémios de cinema Óscares, com “Ice Merchants” entre os candidatos ao prémio de Melhor Curta-metragem de Animação.
O filme de João Gonzalez teve estreia mundial em maio de 2022 na Semana da Crítica, no Festival de Cinema de Cannes, onde recebeu um prémio do júri, abrindo portas para uma centena de outros festivais de cinema em todo o mundo, onde também foi premiado.
“Ice Merchants” continua o seu percurso de festivais, tendo integrado o IndieJúnior, e está na programação do Festival de Clermont-Ferrand, que decorreu em França.
Em Portugal, o filme estreou a 16 de fevereiro.