É já no próximo domingo, dia 20, que arranca o Mundial de Futebol no Qatar. David Beckham é um dos nomes que mais tem sido falado no último mês e por razões óbvias. O ex-capitão da Inglaterra terá recebido um pagamento de 170 milhões de euros do país anfitrião pelo seu papel enquanto embaixador do país. Na passada quinta-feira, dia 17, o ex-jogador falou sobre o assunto.
Depois de Dua Lipa e Rod Stewart, Shakira também recusa atuar no Mundial do Qatar
A onda crescente de críticas e protestos sobre a realização da competição de futebol no Qatar continua a fazer-se sentir. Em causa estão fatores como a ausência de eleições livres, a negação dos direitos da mulher, a perseguição à comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transgénero) e a jornalistas internacionais).
Nas últimas semanas, a indignação aumentou perante o conhecimento por parte da Amnistia Internacional de abusos e mortes de trabalhadores migrantes na construção do estádio para o evento. Contudo, nada para travar o avanço da competição.
A resposta de David Beckham
Numa vídeochamada para Doha, num festival para jovens, Generation Amazing, o britânico deixou uma mensagem elogiando o quanto o país mudou desde 2010. “O Qatar sonhava em levar a Copa do Mundo a um lugar onde nunca havia estado antes, mas que não bastaria apenas conquistar as coisas dentro de campo. O campo seria uma plataforma para o progresso”, afirmou.
Segundo a imprensa internacional, o jogador terá mencionado ainda que vê o Mundial como uma via para a ‘inclusão e tolerância’.
De acordo com o Guardian, os 170 milhões de euros que Beckham terá recebido equivalem a 10 anos de contrato enquanto embaixador.
Leonor Poeiras atira: “Tudo errado, injusto e manchado de sangue”