Arrancou mais uma Semana da Moda de Paris e há um nome português em destaque: Joana Vasconcelos. Isto porque uma grandiosa valquíria da artista serviu de cenário para o desfile da casa francesa Dior, esta terça-feira, 28 de fevereiro.
Denominada Valkyrie Miss Dior, a estrutura feita inteiramente à mãotem cerca de 24 metros de extensão e sete de altura, e incorpora 20 tecidos da Dior, cmo dá conta o atelier de Joana Vasconcelos. Além disso, a peça conta ainda com vários apontamentos em crochê e bordados de Viana do Castelo.
“Poder fazer parte do desfile e ter a interação de uma coleção destas é verdadeiramente fantástico”, assumiu Joana Vasconcelos, em declarações à SIC. “De alguma maneira é uma obra viva, uma escultura que é habitada pela coleção da Dior”, reforçou.
A artista, que nasceu em Paris, deu ainda conta que a obra é uma homenagem a Catherine Dior, irmã Christaine Dior e integrante da resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial. “ [Ela] gostava muito de flores e, portanto, os padrões são florais”, referiu. “Tentei fazer uma série de flores abstratas, criar um momento mágico, de felicidade, um momento onde tudo conflui para a beleza”, acrescentou.