A Balenciaga apresentou uma campanha onde mostrou crianças a segurar peluches com roupas que são usados em contextos fetichistas e sadomasoquistas. E está claro que causou polémica.
Após ter sido acusada de sexualização de menores, a marca de luxo espanhola fundada pelo basco Cristóbal Balenciaga retirou as imagens e fez um pedido de desculpa publicamente.
“Pedimos sinceras desculpas por qualquer ofensa que a nossa campanha de fim de ano possa ter causado. As nossas malas de peluche não deveriam ter sido apresentadas com crianças. Removemos imediatamente a campanha de todas as plataformas”, lê-se na conta oficial de Instagram da marca.
A Balenciaga também pediu desculpa pelos “documentos perturbadores” na campanha depois de uma das imagens mostrar um excerto de uma decisão judicial relacionada à pornografia infantil. A marca disse que está “a tomar medidas legais contra as partes responsáveis pela criação do cenário e pela inclusão de elementos não aprovados” para a sessão de fotos da Primavera de 2023.
A decisão judicial em causa é de Ashcroft v. Coalizão pela Liberdade de Expressão, decisão que anulou partes da Lei Federal de Prevenção de Pornografia Infantil.
“Condenamos veementemente o abuso infantil de qualquer forma. Defendemos a segurança e o bem-estar das crianças”, acrescentou a marca no seu comunicado.
Fotógrafo quebrou o silêncio
As imagens desta campanha são da autoria do fotógrafo da National Geographic Gabriele Galimberti, que também publicou um comunicado a explicar o seu ponto de vista. “Não posso comentar a razão pela qual a Balenciaga agiu desta forma, mas devo esclarecer que não pude escolher nem os objetos, nem os modelos, nem a combinação dos mesmos“, afirmou.
“Como fotógrafo, eu só precisava de iluminar a cena e tirar as fotos de acordo com o meu estilo característico. Como de costume numa sessão publicitária, a direção da campanha e a escolha dos objetos mostrados não estão nas mãos do fotógrafo”, explicou, acrescentando que a fotografia com a decisão judicial não é dele.
Balenciaga nas bocas do mundo: a reação no Twitter
Sem surpresa, a campanha designada de Toy Stories causou indignação entre os internautas, que descreveram as imagens como “perturbadoras” e “inapropriadas”. Ora veja: