Uma menina de 10 anos desapareceu no passado dia 13 de janeiro, por volta das 13 horas, na cidade de Uglegorsk, na Rússia. Preocupada quando a criança não regressou a casa da escola, a mãe decidiu contactar as autoridades.
Dezenas de pessoas procuraram Viktoria Zarubina durante a noite, à medida que o tempo ia ficando mais perigoso e com nenhuma visibilidade. A polícia e os voluntários procuraram quintais, casas e becos na área.
“Pela manhã, começámos a pensar que ela não seria encontrada viva. Como é pode sobreviver a um pesadelo lá fora?”, disse um voluntário ao Komsomolskaya Pravda, um jornal diário russo, citado pela Newsweek. É que a menina ficou presa na tempestade que começou com meio metro de neve.
Entretanto, as equipas de busca conseguiram encontrar a criança depois de um morador local ter contado que tinha visto uma menina a brincar com um cão de rua perto de um refúgio. Mais de 18 horas depois, por volta das 7h30, conseguiram encontrar Viktoria, que felizmente tinha roupa adequada para o inverno. A criança estava abrigada em baixo de uma varanda baixa e sentada num colchão abraçada ao animal. A área, que ficava apenas a 500 metros da sua casa, não estava congelada e oferecia proteção contra a tempestade.
“O facto da menina ter permanecido viva durante tanto tempo é realmente um milagre. Nós procurámo-la a noite toda, não se via nada, as nossas mãos, mesmo com luvas, estavam tão frias que era difícil endireitar os dedos”, disse o voluntário.
Viktoria foi levada para o hospital e regressou a casa no mesmo dia. De acordo com o jornal, a criança estava com medo da tempestade e, quando começou a escurecer, aconchegou-se ao lado do cão.