Uma menina de sete anos foi diagnosticada com cancro da mama, em setembro do passado ano. O caso de Maura, natural do Chile, acabou por chamar à atenção da comunidade médica em todo mundo, sobretudo devido à sua raridade, avança a agência EFE, e cita o Correio da Manhã.
A situação terá começado quando a mãe detetou, no seio esquerdo da criança, um pequeno caroço. “Estava a passar-lhe creme quando me apercebi que havia um pequeno caroço abaixo do mamilo“, conta Patricia Muñoz, progenitora de Maura.
A criança acabou por realizar exames profundos, depois de uma primeira observação médica, mas todos os resultados demoraram cerca de cinco meses a chegar. O atrasou provocou o crescimento do tumor.
🔴La historia de Maura, la niña de solo 7 años con cáncer de mama: "Es un caso único"
— La Vanguardia (@LaVanguardia) February 17, 2023
Ha sido operada de una mastectomía. Un caso inédito en el mundo que ha llamado la atención de la comunidad científica por su rareza. La familia pide ayuda👇 https://t.co/Y03i7ztR6Q pic.twitter.com/L0eoHBBzme
Segundo o site La Nación, uma biópsia acabou por revelar o diagnóstico de cancro na mama, com Maura a ter de ser submetida a uma mastectomia no seio esquerdo.
“Os casos de cancro na mama em crianças com menos de 14 anos são muito raros. Falamos de uma taxa de 0,0001%. [Trata-se] de um caso único no mundo“, afirmou Mario Pardo, médico no Hospital Clínico da Universidade do Chile, cita a publicação já referida.
Apesar de já ter realizado a mastectomia, a preocupação da mãe de Maura é agora outra: “Agora ela ainda não compreende o que está a acontecer porque é uma criança. A única coisa que disse era que não queria ficar careca. O meu maior medo é não saber explicar-lhe o que aconteceu“, desabafou.