“Milagre absoluto”. É assim que as autoridades descrevem a história de CJ Jasme, um menino de 11 anos que sobreviveu a um deslizamento de terra em Baybay, nas Filipinas, na semana passada.
O vídeo do seu “colete salva-vidas” não convencional está a deixar os internautas boquiabertos. De acordo com o New York Post, a criança estava em casa com a família quando o fenómeno aconteceu, desencadeado pela tempestade tropical Megi, que inundou a sua residência.
Com vários destroços a invadir a sua casa, CJ refugiou-se dentro do frigorífico o dia inteiro, para ser mais preciso… durante 20 horas. Entretanto, o menino foi salvo depois do polícia Jonas Etis tê-lo visto dentro do frigorifico à margem do rio.
As equipas de resgate chegaram ao local e evacuaram o pequeno sobrevivente. As primeiras palavras de CJ Jasme foram: “Estou com fome”. Milagrosamente, a criança ainda estava consciente e só partiu a perna. Foi posteriormente transportado para o hospital onde foi submetido a uma operação. Atualmente, está estável.
No entanto, a família do menino não teve a mesma sorte: a mãe e o irmão mais novo de Jasme ainda estão desaparecidos e o seu pai morreu num outro deslizamento de terra que devastou a comunidade no dia anterior. Acredita-se que o seu irmão de 13 anos também escapou ao desastre.
CJ Jasme é uma das muitas crianças que ficaram órfãs após a tempestade, que matou pelo menos 172 pessoas e mais de dois milhões ficaram desalojadas.