Já é considerado como um “mini-herói” não tivesse esta criança, de apenas dois anos de idade, conseguido salvar toda a família de um trágico final, no momento em que a casa onde se encontravam foi totalmente consumida pelas chamas. O caso aconteceu no Texas, nos E.U.A., e já valeu várias partilhas pelo mundo fora, numa história avançada pela ABC.
Nathan Dahl, de 33 anos, e Kayla, de 28, estavam a dormir profundamente durante a madrugada quando foram acordados pelo filho mais novo, Brandon, de dois anos. O bebé diz poucas palavras, mas aquilo que disse foi suficiente para salvar a família – “Mãe, quente. Mãe, quente”, disse, enquanto puxava pelos pés de Kayla. Inicialmente, a mãe da criança achava que o seu filho só queria tirar o pijama. Mas segundos depois, percebeu o que realmente se passava.
Brandon estava a dormir numa sala de estar anexa ao quarto dos pais. O bebé tinha passado mal a noite anterior, e os pais decidiram que deveria dormir mais perto, para o monitorizarem . Por volta das 04h30m da manhã, o bebé conseguiu sair da sala, que já ardia, para alertar os pais.
“Eu olhei à volta, e tudo o que via eram chamas perto da porta do quarto”, referiu Kayla, citada pela revista People. Quer a mulher quer o companheiro estavam infetados pela Covid-19, tendo ficado sem olfato, e não identificaram a situação crítica. Para além disso, a casa possuía detectores de incêndio que também não dispararam logo no foco do incêndio doméstico.
“Temos de pegar nos nossos filhos, e fugir daqui para fora”, pensou a mulher, em entrevista ao The Washington Post. Enquanto ligava para os serviços de emergência, Nathan, que é bombeiro voluntário, encarregou-se de trazer as crianças para um lugar mais seguro. Em minutos, o casal e os cinco filhos conseguiram fugir da casa onde o incêndio se alastrava rapidamente. Nenhum dos elementos da família sofreu ferimentos, mas a habitação, na região de Alvord, no Texas, ficou totalmente destruída.
“Ele salvou a nossa família, ele é o nosso herói, um mini-herói. De alguma forma, foi graças a Deus que o Brandon conseguiu sair da sala que já estava em chamas, e vir ao nosso encontro. É um milagre de Deus ter conseguido fazer isso”, salientou Kayla. Nathan Dahl acrescentou que “tudo aconteceu numa fração de segundos”.
Depois de terem deixado o local de perigo, a família Dahl foi ‘acolhida’ por um vizinho, e foi desse mesmo local que assistiu ao total consumo da sua habitação pelas chamas. Também um carro e uma carrinha ficaram igualmente destruídos: “Temos pela frente um longo caminho para conseguirmos recuperar tudo o que perdemos. Mas, ao mesmo tempo, se não fosse pelo nosso anjo da guarda, nem sequer sei onde estaríamos”, referiu a mãe da criança.
Depois do caso ter sido noticiado, a melhor amiga de Kayla decidiu abrir uma página de GoFundMe, que conta já com cerca de 24 mil euros em doações. O casal e os cinco filhos estão agora a viver juntamente com outros familiares.