826 mil. Foi este o número de visualizações que o vídeo de Lois Saunders teve e que dividiu os internautas. A investigação começou quando a jovem, que vive em Essex, encontrou um tampão no quarto do namorado, Fin, e decidiu fazer “trabalho de detetive”.
“Quando encontras um tampão e um rímel por baixo do roupeiro e eles negam tudo tens que investigar”, escreveu no vídeo partilhado no TikTok. Como saber se o namorado a traiu? Rastreando o número de série do tampão.
Lois mostrou ainda troca de e-mail entre si e um representante da Procter & Gamble, que comercializa a Tampax. “Tenho um tampão com o código 93452080N2 na lateral. É amarelo, normal. Pode-me dizer quando foi fabricado?”, questionou. E obteve resposta. O tampão foi fabricado no dia 11 de dezembro de 2019. Em declarações ao Insider, um representante da Procter & Gamble confirmou a autenticidade dos e-mails.
Conclusões: se o tampão fosse fabricado depois de começarem a namorar, esta seria uma “forma engraçada de descobrir que ele era infiel”, explicou ao site, acrescentando que, tecnicamente, eles não eram um casal na altura.
A investigação rapidamente se tornou viral com a Tampax a descrever a jovem como uma “super-espia internacional” nos comentários do vídeo. Outros consideraram a história “incrível” e estavam “muito empenhados” em descobrir o que aconteceu a seguir. No entanto, outros consideram que “foi longe demais”.
A explicação
Mais tarde, no mesmo dia, Lois partilhou mais dois vídeos na plataforma onde explica que já várias jovens tinham morado naquela casa e que acreditava que essa era explicação por trás do tampão e do rímel. Além disso, o casal não estava numa relação quando tudo aconteceu em maio de 2021, pois estava a “dar um tempo” enquanto estavam na faculdade em diferentes partes do país.
Apesar de toda a investigação, a jovem contou que entrou em contato com a Tampax “puramente por piada” e que tinha “total confiança” em Fin. A reação ao repercussão do vídeo foi inesperada: “Imediatamente após alguns minutos, [o vídeo] começou a receber muito mais atenção do que outros que eu tinha colocado anteriormente. Então, quando os meus amigos começaram a dizer que o viram, foi quando eu percebi”, recordou.