Este domingo, 17 de abril, festeja-se a Páscoa, a celebração da ressurreição de Jesus Cristo. Em Portugal é uma data amplamente comemorada. Independentemente das convicções religiosas, as famílias juntam-se à mesa com doces, amêndoas, licor e muita, muita diversão. De norte a sul do país existem várias tradições, sendo que a mais invulgar é a Queima de Judas, que consiste numa grande queima de um boneco de palha, que simboliza Judas Iscariotes. Mas como será que se festeja a Páscoa nos outros países?
Na Finlândia, as crianças, especialmente as meninas, vestem-se como “bruxas”, com roupas coloridas e sardas nas bochechas, e vão de porta em porta para distribuir penas coloridas e recitar uma rima tradicional para afastar os maus espíritos. Em troca, geralmente recebem um ovo de chocolate.
Se estiver na cidade de Haux, no sul de França, durante a Páscoa, não se esqueça do garfo! É que todos os anos é servida uma omelete gigante (mais de 15 mil ovos) no centro da cidade, de acordo com o Atlas Obscura.
Já na Polónia, talvez necessite de levar um casaco impermeável, uma vez que as pessoas tentam atirar água com baldes, mangueiras ou qualquer outra coisa que tenham à mão. Reza a lenda que as jovens que ficam molhadas irão casar dentro de um ano. Na Hungria, os meninos aprendem desde muito cedo o velho costume do país: os homens atiram água fria sobre as mulheres. Depois são presenteados com ovos coloridos, biscoitos e bebidas alcoólicas.
Não vai acreditar no que acontece na República Checa! Os meninos amarram fitas em ramos de salgueiro e gentilmente “chicoteiam” as meninas para desejar-lhes boa sorte e fertilidade. Enquanto algumas mulheres discordam da tradição (pomlázka), outras dizem que é uma importante peça do folclore e da cultura.
Em Papua, na Nova Guiné, é muito difícil evitar que o chocolate não derreta devido às elevadas temperatura do país. A alternativa? As árvores ou galhos do lado de fora das igrejas são decorados com maços de tabaco e cigarros. Posteriormente, são oferecidos aos fiéis após os cultos da igreja no domingo de Páscoa.
Na Rússia a peça central tradicional para o almoço de Páscoa em família é um cordeiro de manteiga. Sim, extamente isso… é feito de manteiga. O objetivo é torná-lo o mais realista possível e é usado para simbolizar o início da primavera, segundo a People.
Quem é fã de documentários criminais talvez adorasse passar a Páscoa na Noruega. É que nessa data têm como tradição fechar tudo (inclusive escolas) para que os noruegueses possam dedicar o seu tempo a assistir programas ou ler sobre crimes. As estações de televisão do país mudam a sua programação para transmitir apenas programas de crimes.
Nas Filipinas, as coisas são um pouco mais macabras durante esta época festiva. Na província de Pampanga Central Luzon, um pequeno número de penitentes oferece-se para ter as suas mãos e pés crucificados por indivíduos vestidos como centuriões romanos. Apesar dos líderes católicos tentarem dissuadir as pessoas, o espetáculo ainda atrai multidões de até 60 mil pessoas.