Tudo parecia correr bem na carreira de Jussie Smollett. O ator conseguiu entrar no elenco da série da FOX, Empire, que nas primeiras temporadas marcou números expressivos e até recebeu alguns prémios da crítica. Em janeiro de 2019, o ator, negro e gay, revelou um facto chocante: tinha sido atacado nas ruas de Chicago por dois homens que lhe puseram uma corda ao pescoço e lançaram químicos enquanto o insultavam de forma racista e homofóbica.
Esta semana, um tribunal de Chicago condenou o ator a 30 meses de liberdade condicional e a 150 dias de prisão por encenar um crime de ódio contra si próprio. Jussie Smollett, que manteve a inocência e chorou em tribunal, terá que pagar uma indemnização no valor de 120 dólares (cerca de 109 euros) à cidade de Chicago e uma multa de 25 mil dólares (cerca de 22 mil euros).
Em dezembro, Smollett foi condenado depois de dois irmãos – os alegados atacantes – revelarem em tribunal que tinham sido pagos pelo ator para encenar o ataque. Smollett, que trabalhava com os dois homens na série Empire, filmada em Chicago, insistiu que não os reconhecia e que não sabia se tinham sido eles a atacá-lo.
O ataque forjado terá sido planeado com o intuito de dar mais mediatismo à carreira do ator numa altura em que a série de TV estava na reta final e perdia espectadores. A última e sexta temporada não contou com a participação do ator.