Jason Atherton, um reconhecido chef de celebridades, estava a jantar num restaurante nas Filipinas com a família quando a sua filha de 17 anos contou que foi assediada por um grupo de homens do lado de fora da casa de banho. E ficou com dois olhos roxos depois de ter defendido a adolescente.
A foto de Jason com as lesões no rosto e o relato da discussão vieram a público numa publicação no Facebook feito por Gwendolyn Garcia, governadora da província filipina de Cebu. O chef britânico com estrela Michelin, de 51 anos, terá enfrentado os homens em questão, no F Cafe and Bar, e gerou-se um confronto. O episódio violento aconteceu no dia 23 de dezembro.
“Uns homens assediaram a filha dele enquanto ela estava na fila da casa de banho. O Jason pediu-lhes para pedirem desculpa, como faria qualquer pai que ama a sua filha”, explicou Gwendolyn, acrescentando que foi aí que eles começaram a agredi-lo, incluindo os funcionários do restaurante. “Para piorar, os seguranças agarraram nele, para que ele não conseguisse reagir. A gerente juntou-se à confusão, com uma garrafa para bater ainda mais.”
“Esta noite, eu disse-lhe: ‘Sinto muito pelo que aconteceu, Jason. Espero que isto não mude o seu carinho por Cebu e não impeça o seu regresso’. Ele respondeu: ‘Não! Podia ter acontecido em qualquer lugar do mundo. Em Londres ou outro lugar”, rematou.
O restaurante em questão emitiu um comunicado dizendo que as imagens de videovigilância “mostraram que foi o chef Atherton que iniciou o ataque contra o outro grupo” e que “foram à polícia e resolveram tudo entre si” e “o assunto foi encerrado”. De acordo com o Daily Mail, nenhuma queixa formal foi apresentada à polícia.
Jason Atherton aprimorou as suas habilidades culinárias com Gordon Ramsay, entre 2001 e 2010. Hoje, é proprietário do concorrido Pollen Street Social e cultivou um império de restaurantes em Londres, Nova York, Dubai, Xangai e Filipinas. Em 2014, o chef apresentou o programa ‘My Kitchen Rules’.