Esta terça-feira, 23 de maio, o chef de cozinha brasileiro Esdras de Lúcia recorreu às redes sociais para denunciar o que aconteceu no programa ‘Vida Melhor’, da Rede Vida, afirmando ter sido desrespeitado pela apresentadora. Já Claudia Tenório disse estar a ser injustiçada.
Esdras apresentou uma receita de mousse de abacaxi, direcionado para os telespetadores que sofrem de diabetes. O chef fez uma compilação dos momentos constrangedores pelos quais diz ter passado, sendo que a apresentadora não sabia sequer o seu nome e interrompeu-o diversas vezes.
“Foi uma sensação horrorosa, ela não só queria dar-me uma aula, como não teve paciência nenhuma comigo ao vivo. Por mais que eu falasse, parecia que ela não me ouvia”, afirmou. “Ela fez parecer que a receita era horrorosa, como se fosse fácil ser diabético. Já não basta todo o sofrimento que os diabéticos passam com a sua comorbidade, ainda ter que assistir uma pessoa absolutamente arrogante e impaciente desdenhar de alguém que está simplesmente a tentar passar uma receita simples é absolutamente inaceitável“, acrescentou.
“Será que se eu fosse branco ela me trataria desta mesmo forma? Que desrespeito para com as pessoas“, afirmou ainda. “Estou envergonhado, mas não sou eu que tenho que pedir desculpa aos telespetadores (…) Enquanto tiver gente no mundo que se acha no direito de tratar outro semelhante desta forma, com desdém, com desrespeito, com arrogância, nada vai mudar neste país”, sublinhou.
Atores, chefs, jornalistas, influencers e artistas demonstraram o seu apoio ao chef nos comentários que pode ver no vídeo abaixo:
No dia seguinte, Claudia Tenóro começou o programa a defender-se das acusações, sem citar o nome do convidado e sem um pedido de desculpa. “Sempre tive um hábito de ser extremamente transparente com você, o meu telespetador. Hoje é um dia muito delicado para mim. Fui vítima de uma grande e profunda injustiça. Estou com o coração partido”, disse a apresentadora.
“O que eu tenho vivido de ontem para agora é por injustiça. Apresento o programa há 12 anos. Procuro ser transparente o tempo todo e esforço-me de maneira imensurável para manter a mesma alegria de sempre. Tenho uma preocupação muito grande de levar até si o nosso melhor. Não posso deixá-lo aprender nada que não seja certo, que não seja da melhor maneira“, acrescentou, sem querer entrar em mais detalhes.
O chef Esdras de Lúcia voltou a reagir nas redes sociais. “Todos erramos, mas pouquíssimas pessoas têm a coragem de admitir os seus próprios erros. Nada justifica a falta de educação, a falta de cordialidade, a falta de respeito que ela teve comigo. Você não foi agredida, está a responder única e exclusivamente pela suas atitudes ao vivo”, afirmou.