Esta quarta-feira, 14 de setembro, Catarina Gouveia atendeu ao pedido de uma seguidora e partilhou truques e dicas que segue para a pequena Esperança, de três meses, dormir bem.
“Nos primeiros três meses não tive uma rotina de horários de sono implementada e definida. Contudo, imperou uma regra de ouro: não deixar a Esperança mais do que 1h/1h15 seguida acordada. Esta é uma dica que aprendi com A Mãe Adormecida. Não deixar que os nossos bebés estejam mais do que esse tempo (em média) acordados”, começou por escrever nos stories da sua página de Instagram.
“Há bebés e bebés. Às vezes, em certos dias, percebia que a janela de tempo acordada era inferior a 1h, por exemplo 45 minutos. Começava a dar sinais de sono como: bocejar, coçar as orelhas, esfregar os olhos, olhos/sobrancelhas vermelhos, irritação“, contou.
CATARINA GOUVEIA RESPONDE A CRÍTICAS SOBRE A BEBÉ: “NÃO SOU INCONSCIENTE”
“Agora, já temos liberdade para esticar até 2h consecutivas acordada. No entanto, sigo sempre atenta. Quando dá sinais de sono, dorme, independentemente do tempo que tenha passado. Quando me perguntam se ela teve ou tem cólicas, faço sempre questão de abordar o sono (e o colo) mas, essencialmente, as janelas de vigília. Muitas vezes, os bebés estão demasiado tempo acordados, com barriguinnha cheia, fralda mudada, tudo (aparentemente) bem, mas eles não conseguem parar de chorar e culpamos as cólicas”, continuou.
“E elas, efetivamente, existem, claro, mas nem sempre são as responsáveis pelo choro dos nossos bebés. Muitas vezes, são bebés que estão há demasiado tempo acordados, super estimulados, ficam nervosos e não conseguem relaxar, acalmar e consequentemente adormecer. Volto a reforçar: cada caso é um caso, mas fica a partilha que eu desejo de coração que possa ser útil para que os nossos bebés se desenvolvam de forma saudável e tranquila”, afirmou.
CATARINA GOUVEIA REVELA 4 DICAS ESSENCIAIS NO SEU PÓS-PARTO
“Há uma frase que uma vez num livro a propósito do sono dos bebés e de eles se sentirem tranquilos e relaxados para conseguirem adormecer… Li esta frase e nunca mais me esqueci: «tente adormecer sabendo que tem um ladrão em casa». Era algo deste género. Nós, adultor, tempos de nos sentir minimamente confiantes, seguros, para cair naquele sono profundo. E os nossos bebés é igual”, concluiu.
DOENTE, CATARINA GOUVEIA ATUALIZA ESTADO DE SAÚDE: “NÃO ME SENTIA ASSIM HÁ ANOS”
Recorde-se de que Esperança nasceu no final do mês de maio e é fruto do casamento da atriz com Pedro Melo Guerra.