Doran Smith e David Squillante, ambos de 38 anos, nunca imaginaram que depois da sua lua de mel em Espanha iriam ser chamados de ‘heróis’. O casal, que vive em Rhode Island, nos Estados Unidos, ajudou a salvar mais de uma dúzia de bebés de um incêndio em Barcelona.
De acordo com o The Boston Globe, Doran e David estavam a visitar aquela que é uma das capitais europeias mais trendy no passado mês de setembro quando o incidente aconteceu. O casal deparou-se com o incêndio do berçário, aparentemente relacionado com a parte elétrica, e rapidamente entraram em ação depois de ver um grupo de mulheres em pânico do lado de fora do prédio em chamas.
Quando entraram no prédio viram cerca de 15 a 20 bebés a dormir numa sala que estava a começar a encher-se de fumo. “O instinto assumiu”, disse ao WJAR David, que tentou tranquilizar as trabalhadoras do berçário dizendo “tranquilo. tranquilo”, uma vez que nenhuma delas sabia falar inglês e ele não sabia falar espanhol.
“Não sabíamos falar a língua, mas havia uma linguagem universal – estávamos todos apenas a tentar ajudar”, acrescentou Doran. O casal conseguiu colocar cada bebé num berço e tirá-los do prédio ilesos em cerca de 10 minutos, o que pareceu “um instante”.
Doran Smith e David Squillante voltaram a fazer o passeio pelo parque onde planeavam ir antes de se depararem com o incêndio. Agora, David está a pensar em tornar-se bombeiro voluntário em Bristol, algo que o seu pai e o avô fizeram.