Mais uma história que alcança um feito feliz, uma possibilidade conseguida graças a uma onda de ajuda e de solidariedade desempenhada por dezenas de portugueses que foram acompanhando a história da ‘Batazu Family‘, assim se identificam nas suas redes sociais. No Instagram, são acompanhados por mais de 36 mil pessoas.
E foi nessa mesma rede social que os pais de Tomás, um menino de 11 anos que sofre de leucemia mieloide aguda muito agressiva, partilharam a sua história. Diagnosticada há um ano e meio, a doença já obrigou a dois tratamentos de quimioterapia, períodos de internamento, e chegou mesmo a ser necessário um transplante.
Uma das irmãs da criança, Mariana, é cem por cento compatível, mas a doença começou a manifestar-se numa localização menos comum, o tórax, e o transplante teve de ser cancelado.
Foi nessa altura, com Tomás a sofrer cada vez mais com a doença, que surgiu aquela que poderia ser vista como uma das últimas esperanças deste casal e do filho: a utilização de células Car-T – uma terapêutica que, segundo a família, “usa o sistema imunitário do Tomás para combater a leucemia sem a toxicidade da quimioterapia“, cita a RFM.
Possível apenas de se realizar em Tel Aviv, Israel, foi assim que a família de Tomás deu início a uma campanha para angariação de fundos, já que os tratamentos ficariam à volta dos 350 mil euros.
Mas eis que as publicações da ‘Batazu Family’ começam a ganhar muito destaque, tendo sido partilhadas, inclusive, por algumas figuras públicas como Jessica Athayde, Matilde Breyner ou Madalena Abecasis. E num tempo recorde de quatro dias, a família de Tomás reuniu os fundos necessários para dar início ao tratamento contra a leucemia.
“A vida é um carrossel de emoções! E esta foi uma volta que não tem palavras para descrever os nossos sentimentos! Conseguimos todos juntos atingir este objetivo de ter fundos para tratar o nosso filho! MUITO OBRIGADO“, escreveram os pais da criança, no Instagram.