A SIC Mulher celebrou 20 anos na quarta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. A data mereceu uma emissão especial do programa As Três da Manhã, da Rádio Renascença, a partir dos estúdios do canal, com Joana Marques, Ana Galvão e Inês Lopes Gonçalves.
Carolina Patrocínio, apresentadora do programa What’s Up? TV, foi uma das convidadas e Joana Marques questionou: “Pensas que às vezes essas críticas que te fazem… Provavelmente se fosses homem, nenhuma daquelas críticas seria feita, não é? Não há tanta atenção ao aspeto físico dos homens…”.
“Esses ataques que se passam mais nas redes sociais, aquele ataque gratuito sobre a nossa forma física – se estou magra, se estou gorda, se estou musculada… Acho que é por ser mulher, seguramente“, respondeu a apresentadora.
“Acho que nunca diriam a um homem: ‘Tem quatro filhos, como consegue conciliar?’. Nunca ninguém pergunta isso a um homem”, continuou Inês Lopes Gonçalves e Carolina Patrocínio afirmou: “Nunca mesmo e a mim é ‘como é que consegues conciliar carreira, apresentar programas e levar para a frente a dinâmica familiar?'”.
Carolina Patrocínio e uma família de mulheres
A apresentadora da SIC Mulher contou ainda que nunca houve uma atitude de machismo em sua casa. “O meu pai também estava em minoria com tantas mulheres e eu venho de uma família… O chamado matriarcado, em que a presença da minha avó sempre foi muito importante e foi uma mulher líder, depois através da minha mãe. E as mulheres eram sempre em maior número do que os homens, e portanto nunca senti isso”, referiu e acrescentou: “Eu comecei a ouvir falar em feminismo mais recentemente, porque isso para mim não era uma questão. Sempre, numa mesa, todas as mulheres eram chamadas a falar e a apresentar a sua opinião da mesma forma”.