Carolina Deslandes não conseguiu ficar indiferente ao caso de Olivier, um menino de 10 anos que, tal como o filho mais velho da cantora, sofre de sofre de uma perturbação do espectro do autismo.
De acordo com o France 3, a criança foi obrigada a almoçar fora da cantina depois de ter tido um ataque de pânico. O episódio, que não é isolado, ocorreu numa escola em Lyon, França, no dia 24 de novembro.
O menino sofre de “distúrbios de aprendizagem e comportamentais devido à fragilidade sensorial” e, como tal, tem um professor especializado que o acompanha diariamente. No entanto, naquele dia o discente estava ausente.
A mãe de Olivier, Cécile Duvernet, foi informada de que o filho tinha sido obrigado a almoçar fora da cantina. O motivo apresentado pelo estabelecimento: falta de pessoal extracurricular competente. “Não tenho escolha a não ser vir almoçar com ele. Do meu local de trabalho, levo uma hora para ir, uma hora para voltar. É insustentável”, lamentou Cécile. “O meu filho chora todos os dias. Ele sente-se triste, excluído e frustrado.”
Perante este episódio, Carolina Deslandes partilhou uma publicação onde é exposta a situação e lamentou: “Isto é só um exemplo de como o autismo ainda é completamente excluído do contexto escolar. Uma vergonha. De partir o coração”, disse a cantora, que é mãe de Santiago, Benjamin e Guilherme.
Após o caso se tornar público e as várias denúncias, a cidade de Lyon terá recrutado um profissional especializado que irá prestar apoio a Olivier, acompanhando o menino à cantina na hora de almoço, segundo a CNEWS.