Carolina Deslandes foi a entrevistada do programa Alta Definição, este sábado, 13 de maio. Mãe de três crianças, a artista falou sobre a maternidade e, em particular, do filho mais velho, Santiago, que sofre de uma perturbação do espectro do autismo.
“O meu filho vê o mundo de uma forma completamente diferente de toda a gente que eu conheço. A forma como toca nas coisas, a forma como cheira tudo e toda a gente. O olfato tem essa presença afetiva na vida dele”, começou por destacar.
“A forma como ele olha para os animais, como ele olha para a natureza, para a luz, para o mar. É entender o mundo a agarrá-lo. É pegar nas coisas, tocar nas coisas, aproximar-se das coisas. É teres muito mais facilidade em dizeres ‘não’, pela simples razão que te deixa desconfortável”, referiu.
A cantora explicou em seguida a importância da terapia ocupacional e lamentou a falta de apoio que existe em alguns casos. “Hoje em dia, se ganhares o ordenado mínimo ou até se ganhares consideravelmente mais que o ordenado mínimo, não consegues ter uma criança no espectro […] E é uma coisa que me aterroriza, olhar para o lado e ver a quantidade de crianças que não tem essa oportunidade e é um lugar de solidão brutal para os pais”, sublinhou.
>> CAROLINA DESLANDES CONFESSA: “JÁ TRAÍ. TODA A GENTE TEM A SUA HISTÓRIA”
Carolina Deslandes aproveitou ainda para recordar o momento em que Santiago começou a falar. “O Santiago começou a falar muito, muito, muito tarde perto já dos três anos e qualquer coisa. Então foi através das músicas, ele adora música. Começou a cantar as canções […] Um dia acordei e os meus filhos estavam a dormir. Estava na cozinha de minha casa e ouço lá de cima: ‘Mãe, mãe’. Disse: ‘Olha o Benjamim já acordou’. Subo e abro a porta do quarto do Benjamim e ele estava a dormir ferrado. Ouço nas minhas costas: ‘Mãe’, olho e era o Santiago…Eu só queria que alguém viesse assistir, para eu ter a certeza que aquilo estava a acontecer”, lembrou.
“Hoje eu tenho um filho que fala comigo, que é autónomo, que é doce, é uma oportunidade. Mas eu também sei que eu consigo viver isto, com esta noção de oportunidade, porque eu não vivo a pensar como é que vou pagar um terapeuta ao meu filho”, assumiu.
Por fim, Carolina Deslandes confessou o seu maior medo enquanto mãe. “O mundo não vai ter a mesma paciência que eu tenho. O mesmo cuidado […] A ideia do meu filho ouvir alguém dizer-lhe que ele não é capaz de fazer alguma coisa ou que ele é insuficiente, esquisito ou estranho, é a maior preocupação da minha vida, porque, de resto, nós estamos cá”, destacou, visivelmente emocionada.
“E sim, é diferente e ainda bem, nós somos oito biliões é não há ninguém igual a ninguém. É diferente de tudo aquilo que eu conheci, mas é uma diferença que eu tenho a sorte de poder assistir de perto”, completou.
Recorde-se que Santiago é fruto do relacionamento terminado de Carolina Deslandes com o músico Diogo Clemente. Os dois são também pais de Benjamim e Guilherme.