No final do ano passado, a situação de Tatiana Guerreiro, que cuida dos irmãos menores, entre eles uma uma menina com trissomia 21 que também sofre de incontinência fecal por ter nascido sem reto, sensibilizou os portugueses, incluindo famosos. Carmen Garcia, autora do blogue ‘A Mãe Imperfeita’, foi quem expôs a situação nas redes sociais e, com a ajuda de Madalena Abecasis e Elisabete Casaca, foram angariados 155.100 euros para ajudar esta família a ter uma casa em condições, bem como para algumas obras e para um carro. Além disso, a jovem passou ainda a ter um emprego, conforme foi informado no programa Casa Feliz de 6 de dezembro de 2021.
No entanto, nem tudo aconteceu como o previsto e há novos desenvolvimentos nesta história que parecia ter tudo para ter um final feliz. No dia 13 de maio, Carmen Garcia recorreu às redes sociais para fazer um esclarecimento após um direto que Tatiana Guerreiro terá feito e que “deixou muita gente com dúvidas”.
As novidades surpreendentes
“Há cerca de dois meses, depois de problemas pessoais da Tatiana que, apesar de tudo, sinto que não devo expor, ela pediu ajuda para abandonar o mais rapidamente possível a casa onde viviam e mudou para a casa nova, ainda sem as obras. Era uma situação urgente. A proprietária, para salvaguardar a situação dos menores, permitiu que eles lá ficassem SEM PAGAR QUALQUER RENDA. Eles residem na casa nova desde esse dia”, começou por dizer.
“A Tatiana foi despedida do emprego que lhe tínhamos conseguido arranjar. O motivo foi excesso de faltas injustificadas”, afirmou.
“Quando decidimos a casa a comprar a Tatiana foi visitá-la e adorou (…) Há umas semanas, a Tatiana informou-me através de mensagem no WhatsApp que não quer aquela casa. Falamos de uma casa com dois quartos que foi remodelada recentemente e que, após as obras, ficará com o terceiro quarto. Tem salamandra, óptima cozinha e quintal. A Tatiana e os irmãos residiam numa barraca. Estando um contrato de promessa de compra e venda assinado, obviamente que só há duas alternativas: ou se paga uma indemnização ou se compra aquela casa onde, vou repetir, a Tatiana está a viver de graça com os meninos neste momento”, continuou.
“Também comprámos um carro que permite que não vão a pé para a escola e obtivémos gratuitamente a vigilância de saúde dos 4. Nesta casa eles já têm purificadores de ar, um aspirador robot e a Bimby para os ajudar a manter as tarefas controladas. A cozinha está totalmente equipada”, contou.
As queixas e a falta de pagamentos
Já no passado dia 27 de maio, a autora do blogue ‘A Mãe Imperfeita’ recorreu às redes sociais para fazer uma atualização do caso e explicou que “a Tatiana decidiu passar a ser representada por um advogado”.
“Ao contrário do que foi dito pela irmã da Tatiana no directo, a água e a luz foram SEMPRE pagas pela senhoria por débito directo (obviamente temos todas as provas connosco). A Tatiana nunca pagou um cêntimo para viver naquela casa, água e luz incluídas. Tendo esclarecido isto, e atendendo a que o advogado que trabalha connosco foi informado pelo advogado da Tatiana que esta não queria aquela casa (o que a Tatiana também me disse por WhatsApp), tivemos de avançar para a rescisão do contrato de promessa de compra e venda e indemnizar a proprietária. Neste momento, sem qualquer contrato, a dona da casa deu até ao final do mês para que a Tatiana e os irmãos saiam”, esclareceu.
“As razões da saída, obviamente, prendem-se com a não aquisição do imóvel, mas também com mentiras e ofensas várias de que a própria senhora foi alvo por parte da Tatiana e de pessoas próximas dela (inclusivamente abordagens no espaço público). Além disso, neste momento habitam na casa mais pessoas do que a Tatiana e os três menores. Inclusivamente a Tatiana COMPROU cães de raça que estão também na habitação. Tudo isto sem dar conhecimento à proprietária que lhes tinha cedido a casa sem contrapartidas”, revelou.
“Uma vez que o nosso objectivo não é que os menores voltem para condições de insalubridade (ainda que isto só aconteça pelo facto de a irmã ter recusado tudo o que lhe foi proposto e conseguido) decidimos dar à Tatiana, quando ela sair da casa que a partir de dia 31 vai habitar de forma ilegal, a quantia de 10 mil euros para fazer face às despesas de um arrendamento de habitação digna para os menores durante um ano. Nesse período terá tempo de voltar a encontrar emprego se, desta vez, assim o desejar. Caso a Tatiana não saia e promova uma ocupação ilegal da casa, esta quantia não será cedida”, informou.
“Todas as pessoas que estão há meses a lutar por esta família estão desgastadas. Depois de horas de advogado, tribunal, contactos com marcas, dar a cara, logística infinita e boa vontade, não há como não ficar no chão com tudo isto. Nenhuma de nós queria reconhecimento. Mas nenhuma de nós estava preparada para esta ingratidão (…) Tivemos a oportunidade de mudar uma vida. Mas há vidas que, infelizmente, não desejam ser mudadas. Eu devia ter percebido isto no dia em que a Tatiana informou que não queria mais o emprego que lhe arranjámos, mas fui sempre mantendo a esperança”, concluiu.
A divisão do dinheiro e a instituições de solidariedade
Por fim, Carmen Garcia esclareceu o que foi feito com a quantia de dinheiro angariada e revelou a que se destinaria o montante restante.
“Em primeiro lugar, e já temos todos os documentos para o fazer, serão abertas contas para os três menores que as poderão mobilizar apenas a partir dos 18 anos. A conta ficará apenas em nome dos menores até que o tribunal decida o tutor legal. Quando o tutor legal for definido poderá ficar nessa conta como segundo titular. Em cada conta serão depositados 20 mil euros o que permitirá que os três meninos possam ter, de alguma forma, o futuro menos difícil”, começou por referir.
“Neste momento a conta, depois de paga a indemnização, tem cerca de 130 mil euros (vou colocar fotografia do extracto). Daqui sairão então 10 mil euros para a Tatiana (que eu espero verdadeiramente que ela gaste na renda de uma habitação digna para os irmãos porque é mais do que suficiente para isso) e 60 mil para os menores. Sobrarão, assim, outros 60 mil euros que serão divididos por seis instituições/causas. Eu escolherei duas, a Madalena outras duas e a Elisabete idem”, informou. A autora do blogue ‘A Mãe Imperfeita’ tem mostrado nas redes sociais as transferências que têm sido feitas para as instituições escolhidas.
“O nosso grande objectivo, neste momento, é fechar a conta e, dentro de toda a enxurrada de porcaria, garantir que deixamos aos menores condições para uma habitação digna e para que tenham um futuro. Quero ainda, depois de tudo o que ouvi a meu respeito naqueles directos, mostrar que em Março depositei na conta todo o valor que angariei em publicidade no primeiro trimestre do ano e que, fiquem a saber, bastante falta me faz. É uma m***a isto tudo. Tenho a cabeça absolutamente desfeita e já chorei muito mais do que devia (…) E que este pesadelo acabe depressa é tudo o que peço neste momento“, finalizou.
Recorde-se de que foi no passado dia 5 de novembro que Tatiana, na altura com 22 anos, contou a sua história de vida no programa Casa Feliz, onde disse ter cumprido o desejo da mãe, que faleceu de doença oncológica: cuidar dos quatro irmãos menores. Foi Carmen Garcia quem chamou a atenção para as condições precárias da casa onde viviam em Vendas Novas.