Há situações que nos deixam completamente sem chão e esta é uma delas. A revolta, a indignação, a repulsa perante atos grotescos como o que foi partilhado pela União Zoófila este domingo, 5 de março.
“Alguém retirou uma ninhada de gatinhos recém nascidos à mãe e os fechou dentro de um saco, vivos, pendurados numa árvore, para aí agonizarem e sofrerem até à morte“, lê-se na publicação.
As fotos, que podem ser consideradas chocantes, deixaram vários internautas revoltados, inclusive Carlota Crespo, dupla de Sara Matos na novela ‘Sangue Oculto, da SIC, que não escondeu a sua indignação nas redes sociais.
“Perdoem-me a partilha desta imagem chocante, mas só com imagens é que temos noção de atos hediondos praticados por algo que nem consigo chamar de ser humano“, começou por escrever ao partilhar a foto dos gatos pendurados na árvore e dentro do saco de plástico.
QUEM É A DUPLA DE SARA MATOS EM ‘SANGUE OCULTO’? CONHEÇA CARLOTA CRESPO
“Não se criminalizem os maus-tratos a animais porque a Constituição só contempla a privação de liberdade quando se trata de atentar contra certos valores, como a dignidade humana, por exemplo. Não se altere o Código Penal. Não se ordene a prisão a quem pratique estes atos…”, acrescentou.
“Para que se saiba, nunca ninguém foi sequer detido por maus-tratos a animais. Que orgulho da legislação, do sistema político e sobretudo da ‘dignidade humana’ em Portugal”, rematou, em tom de ironia.
Sónia Tavares também não conseguiu ficar indiferente: “Oh céus. Estarei sempre ao vosso dispor”, escreveu na caixa de comentários.
De acordo com a organização sem fins lucrativos, felizmente alguém que lá estava a passar por aquela zona de mato “deparou-se com este cenário terrorífico e mal viu o saco percebeu que algo muito errado se passava. Retirou de imediato o saco e abriu-o. Nesse mesmo momento uma gata apareceu a miar desesperadamente”.
Os gatinhos ainda estavam vivos e puderam estar novamente com a mãe, que se encontrava ali, também ela em agonia depois de lhe terem sido retirados os filhotes. “Somos o Portugal onde alguém encontra uma mãe com uma ninhada de gatinhos e os amarra dentro de um saco apenas por pura maldade e algum sentido retorcido de diversão“, lê-se.
Além de um pedido de ajuda para as organizações, a União Zoófila pediu ainda que assinem a petição pela sobrevivência da Lei que criminaliza atos hediondos como este.