O rei Carlos III e a rainha Camilla Parker Bowles foram atingidos por ovos durante uma caminhada pública pela cidade de York, na Inglaterra, quando se preparavam para fazer uma visita a Micklegate Bar. O momento foi captado em vídeo por alguns transeuntes.
De acordo com o The Guardian, o ato foi provocado por um ativista, entretanto já detido que, para além dos ovos, terá ainda proferido algumas palavras de ódio aos reis.
Carlos e Camilla já estariam na companhia dos líderes da cidade quando o manifestante rompeu pela multidão para atingir os monarcas. Tendo atirado cerca de três ovos, nenhum deles acertou diretamente nos reis, apesar de as imagens darem conta de terem passado bem perto do rosto de Carlos III.
Eggs have been thrown at King Charles during a visit to York. A man has been detained at the scene.
— ITV News Calendar (@itvcalendar) November 9, 2022
More here: https://t.co/WKu3To3sB2 pic.twitter.com/BTyqeumSiz
“Este país foi construído com o sangue de escravos!“, gritou o homem, no momento da sua intervenção. Carlos e Camilla foram retirados de imediato do local e, depois, o autor do protesto foi imobilizado pela polícia. Os populares que se encontravam no local apuparam o homem e também gritaram a já célebre frase ‘God Save The King‘.
Police have detained a protester after he appeared to throw eggs at King Charles III and the Queen Consort in York this morning.
— The Press (@yorkpress) November 9, 2022
Read more in our live coverage from today here: https://t.co/RZ3PP0Y5yb pic.twitter.com/HfVaspS9n9
O jornal Daily Mail avança que o ativista em causa é Patrick Thelwell, pertencente ao grupo Extinction Rebellion, tendo sido, inclusive, candidato à assembleia municipal de York pelo partido ecologista britânico.
Ativistas atacam rosto de Carlos III no Museu Madame Tussauds… com bolo de chocolate