Eva Rodrigues deu entrada no hospital no dia 3 de janeiro de 2021, estando grávida de 38 semanas, após ter sido diagnosticada com Covid-19. A cantora brasileira está há 400 dias internada devido às graves sequelas causadas pelo vírus. Horas depois da hospitalização, deu à luz o terceiro filho, Ethan, que nasceu de cesariana de emergência e não chegou a ser amamentado com leite materno.
As informações são do Folha de S. Paulo, que avança que Eva foi transferida no dia 7 de janeiro para a unidade de cuidados intensivos (UCI) do Hospital Samel. “Não imaginávamos que fosse durar tanto tempo. Até mesmo porque, naquele período, os os paciente curavam-se ou morriam”, disse Sol, marido da cantora, ao jornal.
“Nem nos meus piores pesadelos imaginava passar pelo que passei e ainda passo. Nós tínhamos uma rotina, fazíamos tudo juntos e assim eu queria permanecer para sempre. Mas depois aconteceu esta tragédia nas nossas vidas. É muito doloroso ver o meu filho a desenvolver-se sem a presença da mãe”, acrescentou.
Na UCI, sem contato com a família, a cantora de 40 anos pediu uma caneta e um papel para comunicar com o marido. “Estou num estado de nervos, nem com sedativos consigo dormir. À minha frente, a mesma mulher já morreu três vezes”, escreveu na carta.
Dos os 13 meses que passou internada, a artista esteve 16 dias entubada, foi submetida a uma traqueostomia, sofreu duas paragens cardíacas, teve 20% dos pulmões comprometidos e uma série de infeções, que deixaram sequelas pulmonares e neurológicas.
“Tentámos durante meses combinações de antibióticos e nada funcionava. Até que chegou uma medicação nova do exterior e conseguimos controlar. Hoje, Eva já não tem infeção, ficou com sequelas pulmonares e neurológicas, mas está pronta para ir para casa”, disse a coordenadora da Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Samel, Dirce Costa, ao Folha de S. Paulo.
Eva Rodrigues saiu da Unidade de Cuidados Intensivos na passada quarta-feira, dia 2 de fevereiro, e apesar dos desafios, a expectativa é de que regresse a casa ainda este mês.