Trata-se de um conflito armado que continua a sacrificar um país e toda uma população. Mas com ele, somam-se as histórias que continuarão a perdurar no tempo, e que acabam por provar que haverá sempre um lado certo a tomar.
O mais recente exemplo aconteceu com um cão. Bucks, um pastor belga, que estava com as tropas russas, mas que foi deixado para trás, sozinho, quando os militares abandonaram a região de Mykolaiv, no sul da Ucrânia. Mas o animal não ficou muito tempo à sua mercê, e pouco tempo depois, foi acolhido por forças ucranianas, que tomaram conta dele. E agora, Bucks deixou de ser ‘russo’, para passar a estar ao lado dos ucranianos.
“Em Mykolaiv, os ocupantes russos foram derrotados, e deixaram para trás o seu Pastor Belga, o Bucks. Este cão, que serviu na Rosgvardyia (Guarda Nacional da Rússia), aprendeu os comandos em ucraniano em menos de um mês e em breve entrará ao serviço da Guarda Nacional Ucraniana“, foi escrito pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros Ucraniano, no Twitter, esta semana.
In Mykolayiv region #Russian occupiers were defeated in battle and left their Belgian Shepherd, Bucks.
— MFA of Ukraine 🇺🇦 (@MFA_Ukraine) May 17, 2022
Dog, who had previously served in the Rosguard, learned the commands in #Ukrainian in less than a month and will soon start serving in 🇺🇦 National Guard.#StandWithUkraine️ pic.twitter.com/3CJ9rm83eA
A Guarda Nacional Ucraniana apercebeu-se que o cão, quando foi encontrado, tinha um peitoral das forças armadas russas, com a incrição ‘5.45 Defender’, tendo depois descoberto que a empresa russa K9 os fabrica para unidades especiais caninas, é referido pela revista NiT.
Os soldados do 19.º Regimento da Guarda Nacional, em Mykolaiv, acabaram por ‘brincar’ com este processo de aprendizagem do pastor belga, ao dizerem que estão a ‘desnazificar’ o cão, usando a expressão em tom de crítica, já que foi o termo constantemente utilizado por Putin.
A raça dos Pastores Belga é considerada a 14.ª mais inteligente no que toca à aprendizagem de novos comandos, já que, para estes cães, basta 5 a 15 repetições para compreenderem os exercícios.
Enfermeira ucraniana perdeu as pernas durante a guerra, mas dançou com o marido no casamento