Esta quinta-feira, 3 de março, Bento Rodrigues partilhou na sua conta de Instagram o seu discurso na abertura do Primeiro Jornal o que tem vindo a acontecer na Ucrânia depois da invasão da forças russas comandadas por Vladimir Putin.
“Faz hoje uma semana que o Inferno desceu sobre a Ucrânia e que o mundo enfrenta a maior crise de segurança desde a segunda Guerra Mundial. Uma semana em que apesar do esmagador poder militar russo, a Ucrânia resiste”, começa por dizer.
“Os ataques nas maiores cidades são cada vez mais intensos…“, continuou o pivot. “Por agora são os mísseis que fustigam Kiev, a destruir o quotidiano de milhões de pessoas. Faz hoje uma semana que instalações militares, edifícios governamentais e torres de comunicações começaram a ser destruídos, mas a capital resiste…”, acrescentou.
“Milhões de pessoas vivem nos escombros da invasão russa em casa que desapareceram na violência das explosões ou vivem debaixo de terra em bunkers caves e estações de metro em condições cada vez mais precárias. Nesta altura é já impossível sair de Kyiv”, disse.
Por fim, Bento Rodrigues falou sobre a resiliência do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky: “Faz hoje uma semana que se revelou um herói improvável , Volodymyr Zelensky, deixou o fato vestiu a farda militar e aos olhos do mundo já ganhou a guerra ainda que venha a perde-la pelas armas”, rematou.
Os fãs do pivot da SIC ficar muito emocionados com as suas palavras: “Hoje irei mostrar este excerto ao meus alunos. Obrigada pelo seu excelente trabalho e profissionalismo”, “Chorei a ouvi-lo. Muito obrigada pelo seu trabalho e dos seus colegas”, “Gosto sempre de o ouvir, ontem fiquei gélida como a neve na Ucrânia, as suas palavras tão sentidas de uma semana de guerra, com a sua voz inconfundível, muito triste!” e “É incrível ouvi-lo a dar notícias, mas está dada por si fez-me arrepiar” são alguns dos comentários.