A família do ator Benedict Cumberbatch está a lidar com a possibilidade de enfrentar uma obrigação para pagar uma indemnização a descendestes de escravos, depois de se saber que que os seus passados tiveram uma ligação à prática do esclavagismo.
O já várias vezes nomeado aos Óscares, conhecido pelo seu papel em ‘Doctor Strange‘, da Marvel, pode estar incluído nas pessoas que vão ter de suportar a suposta indemnização.
De acordo com o Insider, que cita o jornal The Telegraph, a família de Cumberbatch detinha, nos finais do século XIX, plantações de algodão e açúcar, nos Barbados, onde trabalharam cerca de 250 escravos.
Agora, “todos os descendentes de proprietários de plantações brancos que beneficiaram do tráfico de escravos devem pagar indemnizações, incluindo a família Cumberbatch“, é referido pela publicação citada. Esta é uma iniciativa aprovada pelo governo dos Barbados, que criou uma comissão para “reparar” os danos provocados pela escravatura exercida por estas famílias.
Benedict Cumberbatch’s family could face legal pressure from Barbados to pay reparations due to his ancestors running a slave plantation of 250 people.
— Pop Base (@PopBase) January 1, 2023
Abolition of slavery resulted in his family receiving compensation from the UK government — about £1 million in today’s money. pic.twitter.com/mj6kvUPCIC
O ancestral de Benedict Cumberbatch, Abraham Cumberbatch, comprou a plantação de algodão e açúcar de Cleland no século XVIII. Segundo o The Telegraph, esta mesma herdade acolheu cerca de 250 escravos até a abolição da escravatura, em 1834.
Ainda, de acordo com o Daily Mail, a família de Cumberbatch fez fortuna com a plantação. Depois de a escravatura ter sifo abolida, a família terá recebido um pagamento do governo britânico, em valores que rondam hoje os cerca de 1 milhão de euros.