Erica Hoy morreu num acidente de carro na Port River Expressway, em Gillman, Austrália, na noite de terça-feira, 1 de novembro. Tinha apenas 26 anos.
De acordo com o New York Times, a mulher que estava ao volante do veículo que causou a tragédia que matou Erica e feriu gravemente outras três pessoas, incluindo a irmã gémea da atriz australiana, foi identificada.
Carlie Eileen Richards, de 38 anos, foi considerada mentalmente incapacitada para comparecer em tribunal pessoalmente e, por esse motivo, foi submetida a uma audiência no The Queen Elizabeth Hospital, no dia seguinte ao acidente. Segundo o The Advertiser, não falou durante a audiência.
O juiz Paul Bennett foi solicitado pelo promotor responsável pelo caso para que a mulher fosse mantida sob custódia e o processo tomou esse rumo, pois a competência mental da ré está em questão.
A polícia alegou no tribunal que a condução perigosa de Carlie – que tentou fugir do local do acidente e recusou-se a dar o seu nome e morada ou confirmar que estava ao volante – causou a morte de Erica Hoy e os ferimentos graves da sua irmã gémea, Lisa, o namorado Mike Reader, de 29 anos, e outro condutor, Klio Bruckner.
O pai de Erica Hoy, Greg Hoy, falou sobre a tragédia com o The Advertiser: “Ela nunca nos deu nada com que nos preocupar. Estou ‘feliz’ por não ter falecido sozinha”, disse. “Ela era uma jovem brilhante, feliz e positiva. Estava a regressar de um curso de representação… quando aconteceu”, acrescentou.
Erica Hoy atuou recentemente num filme exibido no Adelaide Film Festival e na websérie The Reality of Humanity.