O ator francês Jean-Claude Pautot, que é também pintor e autor de banda-desenhada, foi detido num veleiro ao largos dos Açores, depois das autoridades terem descoberto que a pequena embarcação estava carregada de cocaína. Mais precisamente, cerca de 740 quilos da droga.
Segundo o jornal Le Parisien, que cita uma fonte espanhola ligada à investigação, “durante a sua detenção, Jean-Claude Pautot estava num veleiro carregado com 740 quilos de cocaína” a navegar “em águas internacionais” a “150 milhas” náuticas do arquipélago português.
De acordo também com o Jornal de Notícias, a detenção do ator francês, que foi levado para Cádis, em Espanha, ocorreu a 27 de dezembro, mas a sua identidade só foi revelada este domingo. A operação conduzida pelas autoridades dos dois países levou ainda à detenção de outras nove pessoas.
Jean-Claude Pautot, ex-braqueur devenu acteur, arrêté sur un voilier chargé de cocaïne
— Le Parisien (@le_Parisien) January 9, 2023
➡️ https://t.co/d21qR0B7m2 pic.twitter.com/ejcu5oMo5F
Jean-Claude Pautot, de 66 anos, tem um passado ligado ao crime, tendo sido condenado várias vezes por roubos e ataques a bancos. Esteve 15 anos em fuga e chegou a cumprir 25 anos de prisão.