Um vídeo de uma equipa de mulheres a remover as missangas do cabelo da sua colega de equipa está a tornar-se viral nas redes sociais. O momento foi partilhado nas redes sociais pelo produtor Tariq Nasheed que explica que “uma jovem negra numa competição de halterofilismo foi informada por um dos juízes que não poderia continuar na competição com missangas no cabelo”.
Por o motivo citado acima, as jovens atletas ajudaram a remover as missangas para que não fosse desclassificada. “A lei da ‘Crown Act’ que acabou de ser aprovada não deveria impedir isso?”, questionou o produtor. The Crown Act foi criada em 2019 pela Dove e pela CROWN Coalition, em parceria com a senadora estadual Holly J. Mitchell, da Califórnia, que proíbe a discriminação de cabelos com base na raça, inclusive no local de trabalho e nas escolas públicas.
Vários internautas ficaram indignados com a situação, inclusive celebridades como Viola Davis, que considerou o pedido “desanimador e desnecessário”. Muitos outros questionam se a ‘Crown Act’ deve ser aplicada neste caso ou se e simplesmente uma questão de segurança. “Tão triste e doentio em 2022″, afirmou uma seguidora da atriz
O advogado americano Benjamin Lloyd Crump, especializado em direitos civis, também recorreu às redes sociais para afirmar que o vídeo foi “horrível de testemunhar” e que devemos continuar a proibir a discriminação tendenciosa ao cabelo.
Eis algumas opiniões: “A maioria de nós teve que remover brincos, colares, qualquer coisa remotamente parecida com jóias ou acessórios para participar em eventos desportivos. Tenho a certeza que é por isso que isso foi feito”, afirmou um internauta no Twitter. “Não é uma jóia. Além disso, essa jovem tinha as mesmas missangas em outras competições”, respondeu outro.
“São as missangas, não o cabelo. De qualquer forma, é ridículo impôr uma regra que claramente afecta um grupo de pessoas sem motivo. Isso continuará a acontecer até que todos os participantes disso, incluindo as jovens oponentes, se recusem a ceder a esse absurdo”, destacou um terceiro.