Uma atleta iraniana está desaparecida desde o último domingo, dia 16 de outubro, depois de ter participado numa competição asiática de escalada. Elnaz Rekabi, de 33 anos, chegou a conquistar uma medalha de bronze para o seu país, no entanto mostrou-se em prova sem o hijab, o véu que cobre a cabeça e os ombros.
Desde então, como conta o The Guardian, a jovem atleta está desaparecida. A prova decorreu na Coreia do Sul, e Elnaz deveria regressar a casa depois da competição. Contudo, tem estado incontactável. A BBC reiteira ainda que o telemóvel e o passaporte da atleta lhe terão sido apreendidos.
Após usar um hijab, da tradição muçulmana, nas primeiras eliminatórias do campeonato, Rekabi deixou o lenço de lado e competiu de cabelo solto na final, com a bandeira do Irão ao peito.
Mas, de acordo com a lei do Irão, todas as mulheres são obrigadas a utilizar o véu, e a sua não utilização traduz-se numa grave infração.
In a historic move, Iranian athlete Elnaz Rekabi who represented Iran at the Asian Climbing Competitions finals in Seoul, competed without hijab, disobeying the Islamic Republic's restrictions for female athletes. pic.twitter.com/KvxE5NoQLi
— Iran International English (@IranIntl_En) October 16, 2022
Como é referido no Twitter, o gesto foi visto como uma demonstração de apoio às mulheres iranianas que se têm manifestado contra a obrigatoriedade do uso do hijab após a morte de Mahsa Amini, assassinada por polícias por, supostamente, ter usado o véu de forma incorreta.
O The Guardian refere também que já esta terça-feira, 18, Elnaz Rekabi publicou uma story na sua conta oficial no Instagram, onde tem mais de 200 mil seguidores, onde pedia desculpa por “todos os constrangimentos que tinha causado“. No entanto, a partilha foi posteriormente eliminada.
Já a Embaixada do Irão na Coreia Sul veio dizer, pelo Twitter, que a atleta terá deixado Seul num voo com destino a Teerão, capital, durante a manhã desta terça-feira.
Ms. Elnaz REKABI, departed from Seoul to Iran, early morning of October 18, 2022, along with the other members of the Team.
— Iran embassy in Seoul (@IraninSKorea) October 18, 2022
The Embassy of the Islamic Republic of Iran in South Korea strongly denies all the fake, false news and disinformation regarding Ms. Elnaz REKABI. pic.twitter.com/053pFWs96m