O caso de Olivia Pratt-Korbel deixou o Reino Unido em choque. E como se o crime não fosse suficientemente perturbador e revoltante, foi divulgada uma fotografia do homem que matou a menina de nove anos a fazer um gesto doentio.
Thomas Cashman publicou a fotografia nas redes sociais em 2013, altura em que se tornou traficante de drogas. Na imagem pode-se ver o homem de 34 anos a sorrir enquanto faz o gesto com os dedos a simular uma arma contra a cabeça da figura de cera de Isabel II, que faleceu em setembro do ano passado. Vários internautas consideram o registo “arrepiante” e “doentio”.
O que aconteceu na noite da tragédia
O homem de West Derby, Liverpool, matou Olivia na sua própria casa, onde vivia com a mãe e os dois irmãos, Ryan e Chloe, no passado dia 22 de agosto de 2022. Thomas estava a perseguir Joseph Nee, de 36 anos, por uma rua quando a mãe de Olivia, Cheryl Korbel, de 46 anos, ouviu a confusão à frente da sua casa e abriu a porta para ver o que se passava.
Joseph viu a porta aberta e correu em direção à porta de Cheryl, enquanto Thomas disparou contra o seu alvo. Um dos tiros acertou Cheryl, que estava à frente da filha. A bala atravessou a mão da mulher e atingiu o peito da criança, que não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital, uma hora depois da polícia chegar à residência, às 22h10.
Esta quinta-feira, 30 de março, Thomas foi considerado culpado de várias acusações, incluindo o homicídio de Olivia, tentativa de homicídio de Joseph Nee e ferir Cheryl Korbel. Também foi considerado culpado de porte de duas armas com intenção de colocar em perigo a vida.
Ele enfrenta prisão perpétua com pena mínima de 30 anos quando for condenado próxima segunda-feira pelo que a polícia descreveu como um crime “abominável” que chocou o país.
Antes de ser preso e levado a julgamento, Thomas Cashman desfez-se do seu telemóvel e a sua página no Facebook foi eliminada. Mas uma antiga conta mostrava a foto ao lado da estátua de Isabel II.