Don Lemon, pivô da CNN, pediu desculpas e já regressou à emissão do This Morning. O jornalista deixou de aparecer na antena desde quinta-feira, depois dos seus comentários sexistas e ser alvo de uma formação. Mas o que disse afinal?
Foi quanto estava no ar, com mais duas coapresentadoras do formato, a falar sobre Nikki Haley, que lançou recentemente numa campanha presidencial, que Don Lemon chocou os espetadores e as próprias colegas jornalistas.
“A Nikki Haley está no seu auge, desculpem. Uma mulher está no seu auge quando está na casa dos 20, 30 e talvez 40 anos”, confessou em direto. A jornalista Poppy Harlow questionou de imediato a sua atitude. “Espera. No auge para que?”, lançou.
“Depende. No seu auge, se pesquisares no Google ‘quando uma mulher está no seu auge?’ Vai dizer 20’s, 30’s e 40’s”, respondeu de forma leviana. Os comentários não caíram bem junto das jornalistas, dos espectadores e também da estação.
Note que Nikki Haley tem 51 anos, menos cinco que o pivô.
A reação de jornalista
Horas depois, Don Lemon recorreu ao Twitter. “Peço desculpa pelo que disse. E percebo bem porque as pessoas acharam o comentário sem fundamento”, escreveu. No dia seguinte, de manhã, Demon não surgiu no formato e pediu desculpa à equipa editorial.
Pouco antes de regressar ao programa, segundo o Deadline, Don Lemon voltou a falar sobre o episódio. “Grato pela oportunidade de voltar hoje. À minha estação, colegas e público incrível – peço desculpa. Ouvi-vos. Estou a aprender convosco e assumo o compromisso de fazer melhor. Até já”, sublinhou, depois da CNN assegurar que o jornalista ia ter formação e que estava a levar a situação de forma séria.
Don Lemon says Nikki Haley isn’t in her prime as a politician because she’s not in her 20’s, 30’s or 40’s. Holy shit. She’s only 51! Biden’s 80! This may be the dumbest thing ever said on CNN. And I love that he cited Google as his source: pic.twitter.com/l1CzTYlkjX
— Clay Travis (@ClayTravis) February 16, 2023