Aconteceu durante a passagem da rainha de Espanha por Nova Iorque, nos Estados Unidos, quando marcou presença numa reunião organizada pela UNICEF e pela Organização Mundial da Saúde, no âmbito da semana da Assembleia Geral das Nações Unidas 2022. E captado em vídeo, Letizia já não escapou às centenas de comentários.
Depois da sua ida ao encontro da UNICEF, a monarca espanhola aproveitou a oportunidade para visitar o Instituto Cervantes de Nova Iorque, para perceber as investigações em curso, em específico na área da luta contra o cancro, como descreve a revista Activa.
À chegada, a mulher de Felipe VI foi recebida pelo embaixador de Espanha nos Estados Unidos, Santiago Cabanas, que a esperava para lhe dar as boas-vindas àquela instituição.
E imediatamente, Letizia aproxima-se e comenta: “Aperta-me a mão como a um homem“. Enquanto dizia isto, estendeu-lhe a mão, e o embaixador respondeu ao pedido, cumprimentando-a, assim, com um aperto de mão. Pelo Twitter, o vídeo do momento continua a somar milhares de partilhas e de visualizações.
“Dame la mano como a un hombre”: el planteo de la reina Letizia al embajador español en EEUU https://t.co/9AYzjyExoa pic.twitter.com/d89TAQBoeS
— infobae (@infobae) September 23, 2022
Alvo de muitos comentários, há quem acuse a rainha espanhola de falta de cordialidade, ou de um “feminismo exacerbado“. No entanto, outros internautas referem não ver nada de mal com a atitude de Letizia, recordando que a rainha tem sempre o hábito de cumprimentar com um aperto de mão. “Estão a dizer que ela é mal educada só porque pediu um aperto de mão?“, questiona um outro utilizador da rede social.
Sobrinha da rainha Letizia trabalha como distribuidora de panfletos