Alda Gomes sofre de artrite reumatóide, uma doença autoimune e incurável. Na passada segunda-feira, 24 de outubro, a atriz esteve no programa da SIC Mulher, Médico da Casa, e contou como a doença teve um efeito profundo na sua qualidade de vida.
“Foi um grande balde de água fria. Às vezes acho que ainda não sei aceitar muito bem, mas vão-se aprendendo alguns truques para lidar. É uma questão de aceitar”, começou por dizer.
Tudo começou em 2009: “De um momento para o outro as dores começaram a ser muito fortes nos meus dedos das mãos. Depois afetava o pulso e o cotovelo. Deixava-me a mão imobilizada com uma dor tremenda. Era como se tivesse um martelo em cima do dedo e a dor não passava. Piorou bastante e passou para o resto dos membros (…) Ninguém sabia explicar muito bem o que é que isto era”.
Alda Gomes acabaria por receber o diagnóstico em 2010, no Instituto Português de Reumatologia: “O doutor disse-me de caras. Receitou-me comprimidos e muita cortisona. O meu corpo começou a mudar, eu estava diferente. Começou a melhorar ligeiramente”, afirmou, acrescentando que também passou a ter outros cuidados com a alimentação, como pode ver no vídeo abaixo.
“Alguma vez ficou deprimida com isto?”
A atriz não teve problemas em respoder à pergunta do doutor Almeida Nunes: “Eu não vou mentir. Fiquei muito deprimida. Há momentos que desesperamos porque não entendemos o porquê”.
“Na altura passei por momentos muito complicados a nível pessoal. A minha relação acabou e aquilo mexeu muito comigo a nível de amor próprio e auto-cuidado. Eu tenho noção, hoje em dia, que isso poderá ter sido uma das grandes causas da artrite. Foi um baque muito grande”, contou.
“Neste momento passo dias e semanas sem dores”, concluiu.
Note que Alda Gomes namora há nove anos com Vasco Teodoro.
Recorde-se de que a atriz de 43 anos participou em várias telenovelas e séries da SIC, como Jura, Floribella, Rebelde Way, Maré Alta, entre outras.