Depois do susto que Madalena Abecasis apanhou com o filho de 11 meses, João Diogo, a influencer decidiu explicar detalhadamente o que aconteceu e falar sobre convulsão febril, com o intuito de ajudar outras famílias.
“Estavam-me aqui a perguntar como é que uma pessoa se apercebe. Apercebe-se logo. Eu não sabia o que é que era. Já tinha ouvido falar em convulsões, de epilepsia, o espumar da boca… Mas nunca tinha visto! É um susto do cacete! Nem me lembrei que pudesse ser uma convulsão, achei que ele estava a morrer, achei que ele ia desta para melhor“, começou por dizer nos stories que publicou esta quinta-feira, 7 de abril, na sua página de Instagram.
“Começou a ficar com as mãos completamente roxas, cinzentas, e eu pensava até que estavam sujas mas não. Passado para aí um quarto de hora, fui tirar a fralda e ele começa todo a tremer. Mas é de repente, sabem? Tirei a fralda e ele começa a tremer. Olho para a cara dele e começa a ficar roxo na zona do bigode e depois a cabeça toda cinzenta, o corpo todo cinzento… Foi um susto desgraçado“, revelou.
“Agarrei nele e meti-o no carro. Ligo o carro, olho pelo espelho retrovisor, chamo-o e ele nada. Cheguei ao hospital, parei onde tinha de parar, levei-o ao colo e fui a correr ele para a Urgência Pediátrica. Quando chego lá e olho para ele, ele já está acordado. E eu pensei: ‘as pessoas vão achar que eu estou maluca’. Ele estava acordado, não estava a tremer nem nada. Depois ficámos lá internados, tiveram de lhe fazer análises a tudo e a mais um par de botas, fez tudo o que havia para fazer. Agora já estamos melhores, já estamos em casa e é ficar a ver”, contou.
“A convulsão febril pode acontecer, pode acontecer outra vez, acontece muitas vezes. Os bebés que estavam lá também estavam por essa razão, também era por convulsão. Não sei se isto é um vírus qualquer especial que dá para isto, não sei. Sei que ele nem subiu muito a febre. Estava com 39 graus quando chegámos ao hospital. A médica estava até a dizer que pode ser dos 36 para os 37,5 ou 38 graus“, afirmou.
DÉBORA MONTEIRO RECORDA MOMENTO DE DESESPERO COM AS FILHAS: “FIQUEI TRAUMATIZADA”
Mais tarde, Madalena Abecasis voltou a recorrer às redes sociais para explicar o que deve fazer caso João Diogo volte a ter uma convulsão febril. “Devo voltar para o hospital, basicamente é isto. Tenho aqui uns supositórios de SOS, dou-lhe e depois vou para o hospital. Se calhar não preciso de ir no estado de nervos em que estava. O que é que devemos fazer se isto acontecer aos nossos filhos se tivermos sangue frio? É não meter nada na boca deles – é super importante -, virá-los de lado e esperar que passe”, explicou.
“Outra coisa: se ele começar a ter febre dou-lhe logo. Portanto, cá em casa acabou-se a cena do ‘37,5 graus não é febre’. Cá em casa 37,5 graus é febre. Acho que 36,9 já é febre cá em casa neste momento. É supositório para cima. Já não vou arriscar”, continuou.
Por fim, a influencer explicou o motivo da sua partilha. “Outra coisa que eu também acho importante é falar-se sobre isto, porque se eu soubesse como é que era e se eu soubesse que não é preciso estar completamente num estado de nervos – eu podia ter tido um ataque, eu podia ter tido uma coisa má, eu estava num estado que vocês não imaginam… Portanto, partilhem as coisas. As pessoas têm medo e vergonha… Partilhar conhecimento e partilhar histórias é a coisa mais importante que há”, concluiu.
Recorde-se de que, para além de João Diogo, Madalena Abecasis também é mãe de Júlia, José e Francisca.