Esta quinta-feira, 23 de março, João Paulo Sousa esteve à conversa com Diana Chaves e João Baião no programa ‘Casa Feliz’. O apresentador, que deu as boas vindas a Leonardo no passado dia 25 de fevereiro, contou como está a ser experiência da paternidade.
“A Adriana [mulher] está bem, está a recuperar bem, está feliz, a viver isto com intensidade. Ninguém nos preparou para isto. O que é bom é incrível, mas o que é difícil também é muito intenso e muito difícil. Às vezes romantiza-se um bocado e nem sempre as coisas correm assim tão bem. Não é só aos outros que acontecem percalços“, começou por dizer.
Pré-eclâmpsia e Síndrome de HELLP
João Paulo Sousa acabou por explicar que o parto não correu como o esperado. “Fugiu muito das nossas expetativas. Fizemos uma visão muito cor de rosa daquilo que ia ser esta parte do nascimento. Ias ao hospital buscar o nosso filho e íamos juntá-lo à nossa vida. E as coisas não são sempre assim na verdade. Fomos para o hospital e a Adriana teve um síndrome chamado pré-eclâmpsia, que é uma coisa, pelos vistos, bastante comum, mas que nós desconhecíamos. Ela estava com uma tensão muito alta, não pôde ser um parto como nós imaginámos, não pôde ser aquela coisa bonita e teve de ser à medida daquilo que é a saúde dela e a saúde do bebé”, afirmou.
Ainda assim, o apresentador conseguiu assistir ao parto. “Muita coisa se alterou, ela não estava nas condições que nós imaginávamos e foi uma coisa muito diferente. Apesar de tudo, teve coisas maravilhosas. O Leonardo saiu bem, correu bem. E aquele momento da primeira vez que o vês foi incrível. Acho que ainda não descobri palavras para descrever isto. Quando o vi, a minha sensação foi ‘nós já nos conhecemos desde sempre’“, referiu.
“A Adriana depois esteve quatro dias nos cuidados intensivos separada do bebé. Nós íamos lá só durante o dia, porque depois desevolveu também um Síndrome de HELLP. As plaquetas dela estavam muito baixas, estava muito frauqinha mesmo. Ficou quatro dias cheia de tubos e máquinas… Aquela visão ainda está muito presente. Durante a gravidez esteve sempre bem. Foi na última semana que começou a subir a tensão e nada fazia esperar que isto fosse acontecer. A parte mais assustadora de todas foi ver a saúde dela em risco”, revelou.
“Foi a pior noite da minha vida e a melhor porque tinha ali o meu filho”
Foram momentos muito duros para João Paulo Sousa. “Volta e meia ia chorar para a casa de banho, porque não podia passar esta tristeza ou este medo. O Leonardo nasceu às 00h23 e às 3h da manhã eu estava lá no quarto sozinho, só eu e o meu filho e a Adriana numa sala num outro piso, noutro lado do hospital, sem eu saber se ela estava bem, viva. Eu não fazia ideia. Foi a pior noite da minha vida e a melhor porque tinha ali o meu filho. Não dormi nessa noite porque de 10 em 10 segundos estava a ver se ele estava a respirar”, confessou.
“Quando ela chegou ao quarto quatro dias depois, eu já tinha o sistema todo montado de sobrevivência, já tinha doutoramento em trocar fraldas, já sabia tudo. Tivemos que aprender depois a fazer isto juntos”, terminou.