O estado de conservação pode não ser o melhor, mas não será toda a gente que se pode gabar de vir a ter uma fatia de um dos bolos feitos para o casamento do príncipe Carlos, agora rei, com Diana de Gales. Mas é isso mesmo que está a acontecer.
Como escreve o New York Post, 41 anos depois de um dos casamentos mais badalados de sempre, que parou o mundo à frente da televisão, há uma fatia do bolo de frutas, servido durante a cerimónia pós-boda, que está a ser leiloada. Mas não é a casa real britânica que o está a fazer, mas sim um dos convidados do casamento, que manteve a fatia guardada durante todos estes anos.
Como escreve a publicação citada, a sobremesa foi preservada por Nigel Ricketts, que foi um dos convidados, e que foi à cerimónia do copo de água.
Camilla Parker Bowles vai perder o título ‘consorte’ para ser apenas apelidada como rainha
Ricketts, um francês que trabalhou como polidor no Castelo de Windsor, morreu este ano, e a fatia do bolo que durante tanto tempo guardou está agora pronta para ser vendida pela Dore and Rees Auctions, no Reino Unido. Está também à venda uma carta de agradecimento do ex-casal, endereçada aos membros da equipa da realeza.
Prince Charles and Diana's wedding cake up for auction — 41 years later https://t.co/TpGTFyYHgF pic.twitter.com/Jn2LI30lM8
— New York Post (@nypost) October 18, 2022
“Qualquer um, certamente, não iria gostar de comer o bolo agora, mas a quantidade de álcool no seu interior talvez o tenha conservado até aos dias de hoje“, disse Guy Tayler, chefe de vendas da marca Dore and Rees, citado pelo Daily Mail. “Ainda parece uma fatia do bolo de casamento que manteve a sua forma“.
Mas agora, falta saber o preço a que está a ser leiloado: vindo na sua caixa original de apresentação, o preço base de licitação ronda os 345 euros. Contudo, espera-se que seja comprado a um preço muito superior.
De acordo com o New York Post, havia 23 bolos oficiais feitos para o casamento de Carlos e de Diana, mas a fatia que vai agora a leilão deverá ter vindo de um dos bolos de frutas central, que apresentava cinco camadas e tinha cerca de metro e meio de altura, como pode comprovar na primeira imagem acima.
Esta não é a primeira vez que fatias dos bolos originais são leiloadas, vários anos depois. Em 2014, uma fatia deste mesmo bolo foi vendida por 1138 euros, e no ano passado, de um outro bolo, outra fatia chegou à licitação de 2000 euros.
Recorde-se que o casal separou-se 11 anos depois, em 1992, e divorciou-se em 1996.