O poste português Neemias Queta, só precisou de três temporadas para conquistar o mais desejado título do basquetebol ao nível de clubes, o campeonato norte-americano, a NBA. Os Boston Celtics conquistaram na segunda-feira o seu 18.º título de campeões da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao vencerem em casa os Dallas Mavericks por 106-88.
O internacional luso, que se estreou na competição em 2021/22, na primeira de duas épocas pelos Sacramento Kings, logrou em tão pouco tempo o que alguns, enormes figuras da história da modalidade, perseguiram e não conseguiram durante ‘uma vida’.
A tentar, ainda no ativo, já quase em fim de carreira, estão outros ‘monstros’, como James Harden, Chris Paul ou Russell Westrbrook, que também não têm o que o primeiro – e para já único – português presente na NBA acaba de conseguir.
Independentemente do que for o seu futuro na competição, Neemias Queta já fez história e, aos ‘netos’, poderá sempre dizer que foi campeão da NBA, apenas três anos depois de cumprir o sonho de chegar à principal competição mundial.