Com a pandemia em 2020, a Páscoa deixou de ser celebrada da mesma forma para a família real espanhola, por conta das várias restrições obrigatórias em prol da saúde pública – algo que se repetiu em 2021. Mas a verdade é que, os atuais reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, ‘aproveitaram a boleia’ e deixaram de celebrar esta época como era tradição no seio familiar.
Antes de subirem ao trono – e até à chegada da Covid-19 – era recorrente os membros da monarquia espanhola estarem presentes na missa pascal na Catedral de Palma de Maiorca para celebrar, em conjunto, a quadra religiosa cristã. Mais recentemente, apenas a mãe de Felipe VI, a rainha emérita Sofía tem marcado presença na ilha espanhola para a celebração da eucaristia, mas este costume já vinha a perder a presença de alguns elementos com o passar do tempo.
Por este motivo, o site da SIC Mulher juntou algumas fotografias e preparou uma cronologia que mostra a tradição real espanhola ao longo do tempo. Ora veja:
2005
Neste ano estiveram presentes: a infanta Cristina com o agora ex-marido, Inaki Urdangarin, e os filhos Miguel, Pablo Nicolas e Juan Valentin; o [à época] príncipe Felipe VI com Letizia; a rainha Sofía e o rei Juan Carlos; e a infanta Elena, com o também ex-marido, Jaime de Marichalar, e os filhos, Victoria Federica e Juan Froilan.
2006
Em 2006 estiveram presentes os mesmos elementos que em 2005, mas com duas estreias na quadra religiosa: Irene, filha mais nova da Infanta Cristina e a princesa Leonor, filha mais velha de Felipe VI e Letizia.
2007
A missa pascal da família real, em 2007, não contou com a presença de Letizia e Felipe VI. Na altura, a atual rainha consorte de Espanha estava em reta final de gravidez, aguardando a chegada da infanta Sofia.
2008
Os reis de Espanha [à época], Sofía e Juan Carlos, estiveram presentes na celebração da missa com a companhia da infanta Cristina, Inaki Urdangarin – e respetivos filhos, Miguel, Pablo Nicolas, Juan Valentin e Irene – e Felipe VI, Letizia, a infanta Leonor e a estreante, infanta Sofia. A Duquesa de Lugo, Elena, não esteve presente, assim como a sua família.
2009
2009 ficou marcado pela ‘fraca’ expressão familiar presente em Palma de Maiorca. Para além da rainha Sofia e o rei Juan Carlos, apenas estiveram presentes Felipe e Letizia, com as filhas, Leonor e Sofia.
2010
Em 2010 a imagem repete-se. Apenas Felipe VI e a respetiva família acompanham os reis de Espanha. Este foi o ano em que a infanta Elena se divorciou de Jaime Marichalar.
2011
2011 contou com a presença da rainha Sofía, o herdeiro ao trono (que hoje em dia é o atual rei), Felipe, Letizia, as filhas, Leonor e Sofia, e as infantas Cristina e Elena. A grande ausência foi a do rei Juan Carlos.
2012
Em 2012, os reis Sofía e Juan Carlos fizeram-se acompanhar das netas, Leonor e Sofia, e dos filhos Elena e Felipe VI, que por sua vez levou a mulher, Letizia.
2013
Este ano ficou marcado pela ausência não só do rei Juan Carlos, como pela da infanta Cristina de Bourbon. Ao lado da presença habitual da rainha Sofía, esteve a infanta Elena, Felipe e Letizia.
2014
Letizia, Felipe VI, Leonor e Sofia marcaram presença na eucaristia ao lado dos reis Sofía e Juan Carlos. Também esteve presente a Duquesa de Lugo.
2015
2015 foi um dos anos de menor expressão real em Palma de Maiorca nesta quadra festiva religiosa. Para além da rainha Sofía, apenas Felipe VI e Letizia estiveram presentes, juntamente com as filhas, Leonor e Sofia.
2016
À semelhança do ano anterior, apenas estiveram presentes na Catedral, Leonor, Sofia, Letizia, Felipe e a rainha Sofía.
2017
Cada vez mais crescidas, as infantas Leonor e Sofia vão-se destacando mais e 2017 foi prova disso. Para a celebração da páscoa deste ano, as duas jovens foram de cores garridas e distintas, para acompanham a avó, Sofía, e os pais, Letizia e Felipe.
2018
A cerimónia de 2018 ficou marcada por vários motivos. Para além do regresso de Juan Carlos às missas pascais, Letizia e Sofía tiveram uma pequena altercação depois de terem assistido à tradicional missa. Na Catedral estiveram também presentes Felipe VI, Leonor e Sofia. Recorde-se que este foi o ano em que Inaki Urdangarin foi preso por estar envolvido em vários escândalos de corrupção.
2019
Este foi o último ano em que existiu uma presença real significativa na Catedral de Palma de Maiorca para a celebração da Páscoa, voltaram a estar presentes apenas a rainha Sofía, o herdeiro ao trono, Felipe, Letizia e as filhas, Leonor e Sofia. A partir de 2020, nunca mais houve reunião familiar para a eucaristia, conforme descrito acima.