Tradição real espanhola: A evolução das celebrações da Páscoa

Ao longo das últimas duas décadas, a quadra religiosa cristã tem vindo a mudar para a monarquia de Espanha. Veja a cronologia.

Getty Images
Getty Images

SIC Mulher

Com a pandemia em 2020, a Páscoa deixou de ser celebrada da mesma forma para a família real espanhola, por conta das várias restrições obrigatórias em prol da saúde pública – algo que se repetiu em 2021. Mas a verdade é que, os atuais reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, ‘aproveitaram a boleia’ e deixaram de celebrar esta época como era tradição no seio familiar.

Antes de subirem ao trono – e até à chegada da Covid-19 – era recorrente os membros da monarquia espanhola estarem presentes na missa pascal na Catedral de Palma de Maiorca para celebrar, em conjunto, a quadra religiosa cristã. Mais recentemente, apenas a mãe de Felipe VI, a rainha emérita Sofía tem marcado presença na ilha espanhola para a celebração da eucaristia, mas este costume já vinha a perder a presença de alguns elementos com o passar do tempo.

Por este motivo, o site da SIC Mulher juntou algumas fotografias e preparou uma cronologia que mostra a tradição real espanhola ao longo do tempo. Ora veja:

2005

(Dusko Despotovic/Corbis via Getty Images)

Neste ano estiveram presentes: a infanta Cristina com o agora ex-marido, Inaki Urdangarin, e os filhos Miguel, Pablo Nicolas e Juan Valentin; o [à época] príncipe Felipe VI com Letizia; a rainha Sofía e o rei Juan Carlos; e a infanta Elena, com o também ex-marido, Jaime de Marichalar, e os filhos, Victoria Federica e Juan Froilan.

2006

(Mark Cuthbert/UK Press via Getty Images)

Em 2006 estiveram presentes os mesmos elementos que em 2005, mas com duas estreias na quadra religiosa: Irene, filha mais nova da Infanta Cristina e a princesa Leonor, filha mais velha de Felipe VI e Letizia.

2007

(Mark Cuthbert/UK Press via Getty Images)

A missa pascal da família real, em 2007, não contou com a presença de Letizia e Felipe VI. Na altura, a atual rainha consorte de Espanha estava em reta final de gravidez, aguardando a chegada da infanta Sofia.

2008

(Lalo Yasky/WireImage)

Os reis de Espanha [à época], Sofía e Juan Carlos, estiveram presentes na celebração da missa com a companhia da infanta Cristina, Inaki Urdangarin – e respetivos filhos, Miguel, Pablo Nicolas, Juan Valentin e Irene – e Felipe VI, Letizia, a infanta Leonor e a estreante, infanta Sofia. A Duquesa de Lugo, Elena, não esteve presente, assim como a sua família.

2009

(Carlos Alvarez/Getty Images)

2009 ficou marcado pela ‘fraca’ expressão familiar presente em Palma de Maiorca. Para além da rainha Sofia e o rei Juan Carlos, apenas estiveram presentes Felipe e Letizia, com as filhas, Leonor e Sofia.

2010

(Carlos Alvarez/Getty Images)

Em 2010 a imagem repete-se. Apenas Felipe VI e a respetiva família acompanham os reis de Espanha. Este foi o ano em que a infanta Elena se divorciou de Jaime Marichalar.

2011

(Fotonoticias/WireImage)

2011 contou com a presença da rainha Sofía, o herdeiro ao trono (que hoje em dia é o atual rei), Felipe, Letizia, as filhas, Leonor e Sofia, e as infantas Cristina e Elena. A grande ausência foi a do rei Juan Carlos.

2012

(Carlos Alvarez/Getty Images)

Em 2012, os reis Sofía e Juan Carlos fizeram-se acompanhar das netas, Leonor e Sofia, e dos filhos Elena e Felipe VI, que por sua vez levou a mulher, Letizia.

2013

(Europa Press/Europa Press via Getty Images)

Este ano ficou marcado pela ausência não só do rei Juan Carlos, como pela da infanta Cristina de Bourbon. Ao lado da presença habitual da rainha Sofía, esteve a infanta Elena, Felipe e Letizia.

2014

(Carlos Alvarez/Getty Images)

Letizia, Felipe VI, Leonor e Sofia marcaram presença na eucaristia ao lado dos reis Sofía e Juan Carlos. Também esteve presente a Duquesa de Lugo.

2015

(Julian Parker/UK Press via Getty Images)

2015 foi um dos anos de menor expressão real em Palma de Maiorca nesta quadra festiva religiosa. Para além da rainha Sofía, apenas Felipe VI e Letizia estiveram presentes, juntamente com as filhas, Leonor e Sofia.

2016

(Carlos Alvarez/Getty Images)

À semelhança do ano anterior, apenas estiveram presentes na Catedral, Leonor, Sofia, Letizia, Felipe e a rainha Sofía.

2017

(Patrick van Katwijk/Getty Images)

Cada vez mais crescidas, as infantas Leonor e Sofia vão-se destacando mais e 2017 foi prova disso. Para a celebração da páscoa deste ano, as duas jovens foram de cores garridas e distintas, para acompanham a avó, Sofía, e os pais, Letizia e Felipe.

2018

(Carlos Alvarez/Getty Images)

A cerimónia de 2018 ficou marcada por vários motivos. Para além do regresso de Juan Carlos às missas pascais, Letizia e Sofía tiveram uma pequena altercação depois de terem assistido à tradicional missa. Na Catedral estiveram também presentes Felipe VI, Leonor e Sofia. Recorde-se que este foi o ano em que Inaki Urdangarin foi preso por estar envolvido em vários escândalos de corrupção.

2019

(Carlos R. Alvarez/WireImage)

Este foi o último ano em que existiu uma presença real significativa na Catedral de Palma de Maiorca para a celebração da Páscoa, voltaram a estar presentes apenas a rainha Sofía, o herdeiro ao trono, Felipe, Letizia e as filhas, Leonor e Sofia. A partir de 2020, nunca mais houve reunião familiar para a eucaristia, conforme descrito acima.