Conheça Luísa Rosas, a designer de joias que conquistou Julia Roberts e faz sucesso além-fronteiras

A também empresária portuguesa cresceu com a joalharia e tem a sua marca presente em vários países. Recentemente, lançou uma coleção inspirada no mar português.

(DR)
(DR)

SIC Mulher

Luísa Rosas leva o nome de Portugal além-fronteiras com as suas joias. Formada em arquitetura, a designer descende de uma família com longa tradição no mundo da joalharia e, atualmente, tem uma forte presença no mercado internacional, sobretudo nos Estados Unidos. Tendo como inspiração a Natureza, Luísa lançou a sua primeira coleção em 2009 e já conquistou várias celebridades com as suas criações. Em 2017, Julia Roberts posou com uma peça sua na capa da revista, InStyle – um momento que guarda com especial carinho.

Em conversa com o site da SIC Mulher, a designer fez uma retrospetiva do seu trajeto e falou sobre a sua mais recente coleção, SEA, lançada no início de dezembro.

A relação com as joias

Com um legado familiar ligado à joalharia, Luísa Rosas cresceu juntamente com as joias. Desta forma, tem uma relação muito própria com este mundo. “Cresci com uma relação bastante intensa com o mundo das joias. Os meus pais trabalhavam juntos e, em minha casa, ao contrário de outras empresas familiares, falava-se de trabalho à mesa. Envolviam-nos bastante, desde cedo, a mim e ao meu irmão”, começa por recordar.

A designer lembra ainda as viagens de trabalho com os pais e as horas passadas na loja da família “Se nós estivéssemos de férias, os nossos pais levavam-nos com eles para feiras internacionais e oficinas. Vivíamos muito também na primeira loja que os meus pais abriram. Era perto do nosso colégio, do ténis… Acabávamos por viver muito a loja e ajudávamos (…) Realmente, crescemos com uma intensidade grande que, hoje em dia, nas novas gerações já não é tão normal”, nota.

Apesar desta ligação, Luísa decidiu enveredar pela arquitetura e só mais tarde encontrou nas joias a sua verdadeira vocação. “Eu era Maria-Rapaz, não ligava muito (…) Se calhar tem também a ver com o facto de ter um acesso muito fácil ao mundo das joias. Acho que se calhar os brilhos não me encantavam tanto como às outras meninas porque estava habituada a eles”, refere.

Os meus pais também nunca me pressionaram nesse sentido…Foi mais ou menos assumido que eu não me juntaria ao negócio, mas depois a vida dá voltas”, explica.

Acabou por ser através de um desafio proposto pelo irmão, que Luísa desenhou uma coleção de joias. “Encontrei a minha forma de trabalhar, a minha visão das joias e isso fez com que me apaixonasse pelo segmento e também me sentisse muito confortável”, acrescenta.

(DR)

“Imagino uma mulher com segura e com personalidade forte”

Nas suas coleções, Luísa Rosas tem como principal inspiração a Natureza e procura trazer também alguns elementos da arquitetura. “É uma visão muito particular e pessoal”, destaca. “As minhas joias têm uma identidade que naturalmente foi trazida para as primeiras coleções e que hoje gosto de garantir (…) Acho que é importante conseguirmos ter uma marca com coleções bastante diferentes entre si, que apresentem diversidade, mas que por outro lado haja unidade”, explica.

Quando desenha as suas joias, Luísa imagina ainda uma mulher com personalidade forte. “As minhas peças não são especialmente exuberantes, mas muitas delas têm presença e eu imagino uma mulher com essas características: segura, bem sucedida, mas especialmente com personalidade forte e que sabe o que quer”, afirma.

O momento em que Julia Roberts usou uma peça com sua a assinatura

As joias de Luísa Rosas já conquistaram diversos rostos conhecidos, incluindo estrelas de Hollywood. Em 2017, Julia Roberts posou com uma pulseira assinada pela designer – em ouro e diamantes – na capa da revista InStyle. Um momento que a marcou particularmente. “Esses momentos são sempre especiais, acho que é normal. Mas não são os momentos que fazem o dia a dia da marca. Eu confesso que ver a Julia Roberts na capa de uma revista com a minha pulseira, sendo que foi ela que a quis levar, é um momento que não vou esquecer. Realmente, foi especial”, nota.

Mas há outros momentos que a designer destaca. “Estar num restaurante, olhar para o lado e ver alguém usar uma peça minha. Dá-me uma satisfação também muito grande”, afirma.

A joia, pela sua resistência, é usada ao longo de muitos anos da vida de alguém. Quando olho para o lado e vejo uma joia minha, pergunto-me qual terá sido a história e para quem ficará um dia. Realmente, são esses prazeres que retiramos deste segmento e conseguir estar em pontos de venda importantes internacionalmente. É esse o nosso foco, o nosso trabalho”, completa.

(Divulgação, DR)

A nova coleção e o desejo de promover a portugalidade

No início de dezembro, Luísa Rosas lançou a coleção SEA [mar em português]. A designer inspirou-se no mar português, com o intuito de trazer também portugalidade às suas coleções. “Se esta marca se inspira na Natureza, o tema do mar é um tema muito forte, especialmente para nós portugueses (…) Para a maioria das pessoas que vive perto do mar, o mar tem uma presença muito forte nas nossas vidas”, explica.

Desde adolescente, se estava triste ou contente ia ver o mar. No inverno, o mar é muito forte e adoro ficar a olhar e ver a força das ondas. Faz-me bem, traz-me paz. É ali um limite da cidade. A cidade encontra o mar e passa a haver outro mundo nesse território. Acho que quem vive numa cidade com mar sente muito isto e precisa disso… É difícil explicar esta necessidade de estar perto do mar e de sentir o seu cheiro, mas de facto existe”, destaca.

Por outro, Luisa Rosas destaca a notoriedade que Portugal ganhou no mercado internacional, sobretudo nos Estados Unidos, onde a sua marca está muito presente. “Sinto que há um interesse, a reação quando sabem que a marca é portuguesa é ótima, notou.

Já nos veem com um olhar credível, interessante, meio étnico, com boa tecnologia e como pessoas sérias. Uma marca de joias portuguesas pode eventualmente, em determinadas lojas e mercados trazer uma oferta diferente para os clientes, mais do que uma marca francesa ou italiana, uma vez que há muitas. Não é por eu ser portuguesa que depois escolhem a marca, há que trabalhar muito mais além disso. Mas o facto de ser português, sinto que hoje em dia é uma mais-valia”, remata.

De salientar que além do mercado nacional e os Estados Unidos, a marca de Luisa Rosa está presente em países como Japão, Espanha, França, Alemanha e Austria, e em breve também na Bélgica.

Veja as peças da coleção SEA: