Joana Amaral Dias fez uma publicação na sua conta de Instagram que está a deixar os internautas revoltados. A propósito da Miss Portugal, Marina Machete – a primeira mulher transgénero a receber o título -, a psicóloga teceu uma série de comentários que estão a dar que falar.
“Um homem ganhou o concurso de Miss Portugal. Um homem disfarçado de mulher, ou mascarado, ou operado. Mas um homem. Alguém que nasceu com os cromossomas XY e que, por mais estética que aplique, por mais cirurgias a que se submeta, morrerá XY“, começou por escrever no seu texto.
No final, chegou mesmo a advertir: “E não venham com tentativas de silenciamento e exclusão, insultando quem isto denuncia de homofóbico, transfóbico, intolerante, anacrónico. Se a invasão dos homens nas esferas das mulheres e se o esbulho dos nossos talentos, méritos ou dons não é machismo, patriarcado, opressão, então o que será?!“.
Com dezenas de críticas a Joana Amaral Dias, quem também não resistiu em comentar foi Catarina Furtado que, apesar de breve, deixou uma mensagem: “Que tristeza. A ignorância de quem tira cursos superiores 🙁“.