Susana Henriques chegou a pesar 170 quilos quando participou no Peso Pesado. Perdeu 53,9 quilos até ao final do programa de há 11 anos. Esta sexta-feira, 21 de outubro, a ex-participante esteve à conversa com Júlia Pinheiro e falou sobre o seu percurso, deixando, pelo meio, um alerta: “‘Tens uma cara muito bonita’ é das piores coisas que alguém pode dizer a uma pessoa com excesso peso”.
Como o ‘Peso Pesado’ mudou a sua vida
“Olhar para trás é uma forma de saber que não quero lá voltar. Eu estava mesmo focada na intenção de recuperar a minha vida e a minha saúde. Desistir não era opção. A lama foi o momento mais desafiante e o mais marcante. Foi aí que se deu o clique, senão ia ficar enterrada na lama o resto da vida”, disse.
Recorde-se de que Susana Henriques foi eleiminada na oitava semana do concurso, mas não desistiu. “Lá dentro estávamos completamente fechados, comíamos aquilo que nos colocavam no prato e cá fora há muitas tentações e outras variantes. Eu estava completamente focada em continuar o caminho que tinha começado ali. Acho que o meu segredo foi ter colocado pequenos objetivos a mim mesma para chegar à meta”, explicou.
Trabalhar num restaurante não foi uma tarefa fácil para a ex-participante. “Foi complicado. No início tive um início de bulimia nervosa. Comia e vomitava e na altura liguei a um médico amigo que me disse que a primeira coisa que tinha de fazer era sair daquele ambiente. Foi o stress e ter as coisas à disposição que me levou à bulimia”, afirmou.
De obesa a personal trainer
Aos 16 anos, Susana Henriques entrou em depressão depois de perder a mãe e acabou por refugiar-se na comida para compensar a dor. “Quando a minha mãe morreu, desisti de mim. (…) A comida era uma forma que tinha de preencher a necessidade de algum conforto. Hoje em dia é o treino, mas antes era a comida. Na altura não queria mesmo saber”, confessou.
Aos 18/19 anos, chegou aos 100 quilos. Atualmente, treina seis vezes por semana e já não se guia pela balança: “O peso é muito relativo e não é só o peso que interessa. Por exemplo, quando comecei a fazer crossfit, comecei a ganhar massa muscular e comecei a ganhar peso. Na altura, foi assustador”.
Com todo o peso perdido, Susana Henriques já se submeteu a cirurgias na barriga, peito, braços e costas para remover o excesso de peles. “Faltam as coxas. Quando vou à praia, eu uso umas leggings ou uns calções. Não me sinto confortável”, revelou.
Apesar de tudo, está orgulhosa de todo o seu percurso e, hoje, é personal trainer: “Na minha profissão sinto que encontrei o meu propósito de retribuir e ajudar outras pessoas a mudar. Vêem-me como inspiração e sabem que há empatia”.