279º Episódio – 18 de Setembro (quinta-feira)

Matilde descobre que Sofia fez tudo para a afastar de Salvador

Sol de Inverno/Resumos

Christian Gnad

Teresa sai da biblioteca, onde deixou Laura em estado de choque, avançando em direção aos irmãos a quem comunica que a mãe assinou o contrato de venda da quinta a Sofia. Margarida mostra-se desesperada, afirmando que não conseguirá viver noutro lugar, pois só conheceu aquele, recheado de todos os confortos. Salvador dá força à irmã mais nova, enquanto Teresa e Simão se mostram resignados com a solução encontrada.

Confrontada por Matilde, Luísa expõe toda a verdade e revela que se apaixonou por Salvador e que foi incentivada por Sofia a seduzi-lo. Matilde percebe com grande angústia que a mãe está a tentar separá-la do amor da sua vida.

Alheia ao que a filha acabou de descobrir, Sofia assina os documentos de compra da quinta e dá a Teresa o prazo de duas semanas para que deixem a propriedade. À noite, em casa, conta a Matilde que já assinou o contrato promessa de compra e venda da quinta dos Aragão. A filha diz que ela só está a fazer isso como forma de demonstrar supremacia, mas Sofia afirma que se trata apenas de uma boa oportunidade de negócio. Matilde olha para o telemóvel da mãe, mas não lhe conta o encontro que teve com Luísa, preferindo deixar esclarecido que ela não devia ter tentado impor-lhe Bernardo.

Rosa conta a Adelino e Ana, revelando algum aborrecimento, que o médico lhe passou muitos exames para fazer. No entanto, fica ainda mais irritada, quando Ana recebe uma chamada de Simão a pedir para falar com a filha e ouve Camila dizer-lhe que está cheia de saudades dele.

Simão desliga o telefone, depois de falar com Camila e confessa os seus receios a Benedita, pois vai a tribunal no dia seguinte lutar com Rosa pela custódia da filha e confessa que é cada vez mais difícil estar longe dela. Benedita conforta-o, convencida de que tudo correrá bem.

       

Matilde confere as mensagens e chamadas que Sofia fez para Luísa e confirma que a mãe a tentou afastar de Salvador. Ao confrontá-la, a mãe não tem forma de negar as evidências e justifica que só agiu por bem, dizendo que Salvador não presta, nem ninguém daquela família. Matilde recrimina a mãe e diz que vai buscar Clara para irem embora daquela casa. Sofia fica com os olhos em lágrimas, percebendo que perdeu a filha.

Teresa procura conforto nos braços de Manel, confessando as suas fragilidades pela crise que tem de enfrentar sozinha, fruto da inconsciência de Laura, que só pensa em vingar-se de Sofia. No entanto, sem que ela perceba. Manel está distante das suas preocupações.

Matilde faz as pazes com Salvador e, depois de esclarecerem que mais uma vez foram vítimas da guerra entre as mães de cada um, decidem viver a sua vida longe de todos os conflitos.

Sofia provoca Laura, ao aparecer na quinta com a produtora dos eventos da Mood, idealizando a próxima produção fotográfica da marca para os jardins da propriedade. Laura tem de resignar-se e descarregar a fúria num acessório da casa.

Matilde e Salvador voltam a acordar lado a lado e, com a filha Clara entre eles na cama, fazem planos para o futuro, fora de Portugal.

  

Camila conversa com Rosa e mostra-lhe vontade de voltar a viver com o pai Simão, confessando saber que o pai Nuno não vai voltar porque está no céu. Rosa fica sensibilizada com o pedido da neta, que lhe pede para dizer ao juiz da sua vontade, acrescentando que gosta muito dela e que a vai visitar todos os dias.

Simão e Margarida tentam acalmar Laura, depois de a mãe ter recebido a visita de Sofia, que a foi provocar na condição de nova proprietária da quinta. Os filhos acabam por se sentir responsáveis por aquela humilhação, pois aceitaram vender a propriedade à inimiga da mãe. Sampaio faz-se entretanto anunciar e vai com Laura para a biblioteca.